O prefeito David Almeida e o vice-governador, Tadeu de Souza, faltaram ao retorno das atividades da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM)
Wilson Lima, Governador do Amazonas, faz a leitura da Mensagem Governamental de 2025 (Foto: Danilo Mello/Aleam)
A solenidade que marcou o retorno das atividades da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), a partir da leitura da Mensagem Governamental, nesta segunda-feira (3), deixou evidente a divisão de forças e o racha entre as principais lideranças políticas do AM. O prefeito David Almeida e o vice-governador, Tadeu de Souza, faltaram. O presidente da Câmara Municipal de Manaus mandou representante. O Congresso Nacional foi representado por Fausto Jr, um ex-secretário do governador Wilson Lima.
Agenda - Enquanto a solenidade acontecia na ALE/AM, o prefeito de Manaus visitava as obras do Parque Rosa Almeida, mirante que será construído em frente o Encontro das Águas.
Trinca - Como já registrado pela coluna, David fechou questão com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) para a Eleição 2026, e parece, cada vez
mais, querer distância do governador do Estado.
Cordialidade - Substituindo David Almeida na solenidade de ontem, o vice-prefeito
Renato Júnior chamou a atenção pela simpatia. Abraçou calorosamente o presidente da ALE/AM, Roberto Cidade, que esteve em chapa rival na Eleição 2024, e tratou Wilson Lima com bastante cortesia.
Caminhos - No início do evento de ontem, ao seguir para o plenário, na saída da sala VIP da Assembleia, Wilson Lima perguntou se deveria entrar pela direita ou pela esquerda. A resposta veio da deputada Débora Menezes (PL): “Pela direita sempre”. Em seguida, ela mesma completou: “Se bem que, ano que vem, talvez a gente precise compor com a esquerda”. O governador caiu na risada.
Plano B - Se aceitar a pressão de aliados próximos, incluindo deputados que claramente se interessam pela eleição de Omar Aziz, e buscam facilitar a jornada do senador ano que vem, Wilson pode não seguir nem pela direita nem pela esquerda, e ficar no cargo de governador até o final do mandato.
Representante - A desembargadora eleitoral Giselle Falcone Medina compôs a mesa de autoridades na Assembleia, ontem. Ela representou o TRE/AM. A presidente do tribunal, Carla Reis, estava em Brasília, na abertura do Ano Judiciário.
Visita - O presidente do TJ/AM, Jomar Fernandes, também cumpriu agenda em Brasília, na abertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, aproveitou a passagem pela capital federal para fazer uma visita de cortesia ao ex-presidente da República, José Sarney. A “Amazônia” esteve na pauta da conversa.
Comemoração - Tanto Omar Aziz quanto Eduardo Braga felicitaram Davi Alcolumbre pelo retorno ao comando do Senado. “Compromisso com o país e respeito às instituições”, disse Omar, sobre o colega. “É um grande parceiro da Zona Franca de Manaus”, afirmou Braga. Plínio Valério (PSDB) não se manifestou.
Ele voltou - O vereador José Ricardo (PT) retornou às ruas com a sua velha e conhecida Kombi, para prestar contas do primeiro mês de mandato.
Retorno - Muito embora o Legislativo Municipal estivesse de recesso, Zé Ricardo foi à Feira da Compensa, ontem, dar satisfação sobre as demandas que recebeu da população no mês de janeiro.