Efeito colateral

Saúde do coração: Chá ou café?

Pesquisa descobre que beber quatro ou mais xícaras de café por dia tinha efeitos sobre infartos e derrames

REBECA BEATRIZ
online@acritica.com
13/10/2024 às 16:12.
Atualizado em 13/10/2024 às 16:12

(Foto: Reprodução)

Café ou chá? Decidir o melhor para o paladar poder ser fácil, mas para a saúde, nem sempre a escolha é simples. As bebidas estão entre as mais consumidas do mundo. Além do sabor, essas duas bebidas têm sido amplamente estudadas por seus efeitos na saúde e no bem-estar.

Ambas oferecem uma série de benefícios, se consumidas com moderação, incluindo aumento de energia, redução da inflamação e redução do risco de doenças cardíacas. 

Só mais uma xícara 

No Brasil, o café é mais que uma bebida, é uma tradição. Tem o café da manhã, o café da tarde e tem gente que gosta dele até a noite, mas esse costume pode ficar perigoso. A nutricionista Anny Melo explica alguns dos efeitos do excesso da bebida.

“Estudos têm mostrado que o consumo moderado de café pode estar associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, incluindo infarto. Isso se deve aos antioxidantes e compostos bioativos, como os polifenóis, presentes no café. No entanto, o consumo excessivo de café (geralmente acima de 4 xícaras por dia) pode aumentar o risco de pressão alta, palpitações e até aumentar o risco de doenças cardíacas em algumas pessoas, especialmente aquelas sensíveis à cafeína”, diz.
Os chás estão presentes na vida de muitas pessoas, seja para dar um "up" no dia ou relaxar. Entre os mais conhecidos, o chá verde e o chá mate se destacam pelos seus benefícios, como ajudar na perda de peso, equilíbrio do corpo e dar energia. Mas é preciso aproveitá-los com moderação.

O chá, especialmente o chá verde e preto, também contém antioxidantes poderosos, como flavonoides, que podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Alguns estudos sugerem que o consumo regular de chá pode reduzir os níveis de colesterol ldl (“ruim”) e melhorar a função endotelial, o que pode reduzir o risco de infarto. No entanto, assim como o café, o excesso de chá (mais de 4-5 xícaras por dia) pode levar a problemas como insônia ou aumento da pressão arterial, dependendo da sensibilidade à cafeína.

A nutricionista reforça que a recomendação saudável é ingerir as bebidas sem o acréscimo de açúcar ou adoçante.

O impacto do café

Consumido de norte a sul, ele faz parte da identidade cultural do país, sendo o segundo maior produtor e consumidor de café no mundo. Mas, além de sua importância cultural, você sabe o que acontece no corpo ao tomar aquela xícara diária de café?

A planta de onde vem o tão amado grão é chamada coffea arabica, cujo principal princípio ativo é a cafeína. Esta substância é a responsável pelos efeitos estimulantes que muitos buscam para começar o dia com disposição. 

O médico cardiologista Sérgio Machado reforçou que consumir mais do que a dose recomendada do café pode causar problemas. 

“Os impactos podem ser no sistema nervoso, causando ansiedade, irritabilidade, insônia e tremores. No sistema cardiovascular, aumentam o risco de elevações na pressão arterial e podem causar palpitações, taquicardia e, em casos extremos, arritmias cardíacas perigosas. Também sistema digestivo, a cafeína pode irritar o estômago e o trato gastrointestinal. E no sistema ósseo, o consumo excessivo de café pode interferir na absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose, especialmente em mulheres mais velhas”.

Cuidado com a cafeína 

É importante ter cuidado ao combinar o café com outros produtos que contêm cafeína, como refrigerantes e energéticos. Isso pode resultar em um consumo exagerado, levando a palpitações, sudorese, dores de cabeça e até mesmo sintomas mais graves, como convulsões.

Consulte seu médico sobre a sua quantidade segura de café diariamente.

Segredo está na moderação 

Tanto o chá como o café tem seus benefícios, mas ambos precisam sejor consumidos com equilíbrio.

O equilíbrio é o segredo para tirar o melhor de cada xícara e garantir que o chá ou o café façam bem para o seu corpo e mente!
 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por