Saúde

Recurso de apneia do sono do Galaxy Watch7 e Galaxy Watch Ultra é aprovado pela ANVISA no Brasil

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, o recurso será disponibilizado por meio de uma atualização do app Samsung Health Monitor

acritica.com
09/01/2025 às 09:17.
Atualizado em 09/01/2025 às 09:17

(Foto: Divulgação)

O recurso de apneia do sono1 do Galaxy Watch7 e do Galaxy Watch Ultra recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para utilização no Brasil. O recurso, que foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, localizado em Campinas (SP), será disponibilizado em breve por meio de uma atualização do aplicativo Samsung Health Monitor2.

Disponível para os smartwatches Galaxy Watch7 e Galaxy Watch Ultra, o recurso pode ajudar mais pessoas a identificar, de forma proativa, possíveis sinais de apneia do sono. Ele funciona em conjunto com um smartphone compatível e possibilita que pessoas com mais de 22 anos, que ainda não foram diagnosticadas com apneia do sono, identifiquem sinais de apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada a grave, ao longo de um período de monitoramento de duas noites3.

O recurso de apneia do sono é parte das tecnologias de monitoramento do sono no Galaxy Watch7 e Galaxy Watch Ultra. Em conjunto com o Galaxy AI4, a Inteligência Artificial da Samsung, estes dispositivos transformam dados fragmentados em gráficos, informações e insights de fácil compreensão. Exemplo são os recursos de Pontuação do Sono, que avalia a duração e qualidade dos ciclos de sono, identificando interrupções e sugerindo ajustes na rotina para um descanso mais restaurador; e de Pontuação de Energia, que avalia dados de sono, atividade e frequência cardíaca para oferecer recomendações personalizadas de bem-estar.

Para Rafael Araujo, gerente sênior de Wearables de Mobile Experience da Samsung Brasil, a aprovação da ANVISA reforça a evolução contínua da linha Galaxy Watch e dos produtos da marca. "As tecnologias da Samsung têm o poder de transformar a rotina diária, oferecendo dados detalhados de monitoramento dos dispositivos de saúde e bem-estar e convertendo-os em insights claros e de fácil compreensão, o que permite que os usuários acompanhem os sinais do corpo e tomem decisões informadas sobre sua saúde", afirma.

 Desenvolvimento no Brasil

 A pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia envolveram uma coleta de dados em larga escala em parceria com renomadas instituições do Brasil, Coreia do Sul e EUA especializadas na área do sono, gerando uma amostra representativa da população que será beneficiada por esta tecnologia. Utilizando esses dados, técnicas de Inteligência Artificial foram treinadas para aprender os padrões relacionados aos sintomas da apneia do sono e a solução final foi incorporada em dispositivos Samsung, permitindo a detecção de sinais de apneia do sono diretamente nos dispositivos.

O trabalho colaborativo entre a matriz e os centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil e dos EUA possibilitou a aprovação pela Food and Drug Administration (FDA), cujo processo foi conduzido pelo Samsung R&D Institute nos EUA. Isso fez da Samsung a primeira empresa a ter esse tipo de aprovação para comercializar a tecnologia nos EUA.

O trabalho levou mais de dois anos e envolveu, entre outros, o estabelecimento das parcerias para coletas de dados de sono, a análise dos dados, a pesquisa e desenvolvimento dos algoritmos baseados em Inteligência Artificial para detecção de apneia e a otimização dos algoritmos para rodarem embarcados no Galaxy Watch e no smartphone.

“O recurso de apneia do sono é resultado do esforço e comprometimento contínuo da Samsung com a inovação para oferecer ferramentas avançadas de saúde e bem-estar. A alta qualificação do time de pesquisa e desenvolvimento da Samsung no Brasil permitiu o nosso protagonismo na criação desta tecnologia que tem potencial de ajudar as pessoas a identificarem proativamente condições de saúde pré-existentes”, pontua Otávio Penatti, Gerente Sênior de Inteligência Artificial na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

 Apneia do Sono

 A apneia do sono é uma condição prevalente e crônica que frequentemente passa despercebida e sem tratamento. Ela faz com que uma pessoa pare de respirar enquanto dorme, o que resulta em interrupções no fornecimento de oxigênio e sono fragmentado, levando à diminuição da qualidade do sono, sonolência e fadiga diurna.

A apneia do sono não tratada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, doença arterial coronariana, arritmias cardíacas e acidente vascular cerebral. Como resultado dessa detecção usando o Galaxy Watch, espera-se que as pessoas busquem atendimento médico, reduzindo, assim, a possibilidade de complicações relacionadas à saúde.

Como ativar a função de apneia do sono no Samsung Galaxy Watch7 e Galaxy Watch Ultra

Acesse o app Samsung Health Monitor no seu smartphone Galaxy ou smartwatch Galaxy compatível, selecione a opção Apneia do Sono e toque em Ativar. Para receber o resultado do recurso, é preciso registrar duas noites de pelo menos 4h de sono em um período de 10 dias.

O smartwatch monitorará seu nível de oxigênio no sangue durante o sono e usará inteligência artificial para detectar sinais de apneia obstrutiva do sono moderada a grave. A função de apneia do sono é desativada automaticamente após você obter um resultado.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por