A presença vip com o fisiculturista acontecerá amanhã , quinta-feira (12), a partir das 17h, na Bemol Farma do Amazonas Shopping
(Foto: Rodrigo Dot/Savaget group)
O principal bodybuilder brasileiro da categoria classic, Ramon Dino, retorna à capital amazonense para uma tarde de autógrafos e fotos com fãs e atletas de fisiculturismo. Dino, considerado um dos maiores ídolos nacionais do esporte, levou o top 1 no maior campeonato de bodybuilding do país, o Mr. Olympia Brasil, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, em São Paulo.
A primeira vez de Ramon na capital amazonense aconteceu no dia 19 de março de 2023, mais tarde, o atleta retornou a Manaus ainda em novembro do ano passado. Apelidado de Dinossauro do Acre, Ramon desembarca em Manaus para encontro com fãs de fisiculturismo e atletas locais em uma tarde de autógrafos, fotos e bate-papo. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá a partir das 17h, desta quinta-feira (12), na Bemol Farma do Amazonas Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, zona centro-sul.
Quem é Ramon Dino?
Nascido e criado em Rio Branco, no estado do Acre, Ramon Rocha Queiroz teve uma infância sem muitos privilégios. Logo cedo demonstrou interesse por esportes, dedicando parte de seu dia aos treinos de calistenia que ele realizava em praças públicas, por não ter condições financeiras de frequentar academias locais. Sua dieta também era restrita, sendo por muitas vezes resumida a arroz e ovos.
(Foto: Rodrigo Dot/Savaget group)
Trajetória no bodybuilding
Mesmo com diversas dificuldades, em 2016 Ramon competiu pela primeira vez, em palco de um campeonato local, levando o primeiro lugar. No ano seguinte, o atleta competiu novamente, desta vez em uma competição regional e repetiu o feito. Em 2018 Ramon competiu no Mr. Olympia Brasil e conquistou seu ‘pro card’, o passaporte do atleta para competir em campeonatos profissionais de fisiculturismo.
Entre 2019 e 2020, Ramon lutava para conseguir patrocínio para continuar nas competições, entretanto o retorno financeiro não era o esperado, tendo apenas patrocínio de suplementação das marcas. No ano de 2021 o atleta foi chamado para o projeto Mansão Maromba, do influenciador fitness Tiago Toguro. Foi aí que o atleta se mudou para São Paulo e começou uma nova vida.
Após a mudança de estado e patrocínio da Mansão Maromba, Ramon conheceu grandes nomes de atletas, influenciadores e empresários do mundo do fisiculturismo, como Renato Cariani. Cariani foi mentor de Ramon e o responsável por trazer o atleta para a gigante da suplementação Max Titanium, empresa onde Dino permanece patrocinado até os dias atuais.
Ainda em 2021, Ramon competiu em seu primeiro campeonato profissional, o Europa Pro, ficando em segundo lugar e conquistando a vaga para competir no Mr. Olympia 2021, considerado a Copa do Mundo do fisiculturismo. No seu primeiro Olympia, Dino ficou em 5º lugar, mas já se mostrou uma grande promessa para o Brasil. Em 2022, o atleta competiu no evento Arnold Classic Ohio, ficando em segundo lugar.
O Mr. Olympia 2022, que aconteceu em Las Vegas (EUA), teve Ramon como vice campeão, perdendo apenas para o canadense Chris Bumbstead, o Cbum, que já colecionava vitórias em top 1 no Olympia desde 2019. Nos anos seguintes, Dino continuou competindo no Olympia e sempre se mantendo no top 2. Apenas em 2024, Dino perdeu sua posição após um problema com a pintura corporal utilizada derreter no palco e dificultar a visualização pelos árbitros do campeonato. Neste ano, o acreano ficou em quarto lugar.
Retorno ao pódio
Após a derrota no palco internacional do Olympia, o atleta precisou competir novamente, desta vez no Mr. Olympia Brasil, para garantir a vaga para o próximo campeonato mundial do ano que vem, já que apenas os três primeiros colocados garantem a vaga para o próximo show. Neste campeonato nacional, que aconteceu em outubro, Ramon se consagrou campeão e voltou ao pódio do fisiculturismo.