Quarta Fit

Os flancos te incomodam? Saiba como se livrar deles

O primeiro passo é entender que não há soluções mágicas: a jornada para eliminar gordura nos flancos exige comprometimento e uma mudança no estilo de vida

Junio Matos
matos@acritica.com
18/09/2024 às 08:54.
Atualizado em 18/09/2024 às 08:54

(Foto: Divulgação)

Deseja se livrar daqueles pneuzinhos laterais que teimam em aparecer? Sabe aquela gordurinha que insiste em continuar do lado do abdômen e que zoa qualquer camiseta mais justa que a gente use? Essa coisa tem nome, chama flancos e incomoda tanto os homens quanto as mulheres. O personal trainer da Growth Supplements, Leandro Twin, revela estratégias assertivas para conquistar uma cintura fininha e definida. 

O primeiro passo é entender que não há soluções mágicas: a jornada para eliminar gordura nos flancos exige comprometimento e uma mudança no estilo de vida, já que essa gordurinha costuma ser a última a desaparecer. "A queima de gordura localizada não existe. Para resultados eficazes, precisamos focar em um processo completo que envolve o corpo inteiro", explica o especialista.

Twin destaca a importância de um déficit calórico moderado, consumindo cerca de 300 a 500 calorias a menos do que o gasto diário, aliado a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. "Priorize proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis para fornecer energia ao corpo e auxiliar na construção muscular. Dietas extremamente restritivas podem levar à perda de massa muscular e outros problemas de saúde, além de serem insustentáveis a longo prazo", orienta o profissional.

Leandro Twin, educador físico da Growth Suplementos (Foto: Divulgação)

 Ficou confuso? Calma, eu explico. Quando falamos de carnes magras, estamos falando de proteínas com baixo percentual de gordura, como peito de frango, tilápia, aruanã, patinho, entre outras carnes magras. Já sobre carboidratos complexos, são aquelas fontes de carboidratos que, além do carbo, fornecem outros nutrientes, como fibras e até outras proteínas, esse é o caso do feijão e da ervilha, por exemplo. Lembrando que as proteínas têm função primordial na construção muscular.

 Hipertrofia é uma aliada poderosa

 E por falar em músculos, a hipertrofia muscular é sua grande aliada. Ao aumentar a massa muscular, você "estica" a pele, conquistando um aspecto mais definido, mesmo com a mesma quantidade de gordura. A musculação ajuda a construir massa magra, o que contribui para acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura em repouso. "Treine todos os grupos musculares de forma intensa e consistente, utilizando técnicas avançadas para otimizar seus resultados", recomenda Leandro Twin.

Outra dica para aumentar a queima de gordura e acelerar o processo de ‘matança’ dos flancos são os exercícios aeróbicos, como cardios, tipo esteira, bike, escada, caminhada, corrida, volei, basquete, futebol ou qualquer outro esporte que exija respiração intensa. Inclua 20 minutos de cardio após o treino de musculação e sessões mais longas em dias alternados para potencializar a queima calórica e melhorar o condicionamento cardiovascular.

 Criolipólise e lipoaspiração: aliados ou inimigos?

 Procedimentos estéticos como criolipólise e lipoaspiração podem ser opções para casos específicos. No entanto, Twin alerta: "É fundamental entender que esses procedimentos não substituem a necessidade de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares para manter os resultados a longo prazo. A lipo só pode ser uma alternativa para quem já se esforçou com dieta e exercícios, mas não obteve o resultado desejado na região dos flancos”, comenta.

 Não exagere nos abdominais

 Uma coisa muito comum é as pessoas pensarem: “Quero perder barriga, então vou fazer vários abdominais”. Calma, frangolino, não é assim que você vai se livrar disso. Aquela sensação de queimação durante o exercício não significa necessariamente queima de gordura. Abdominais laterais, apesar de fortalecerem a região, não eliminam gordura localizada. Portanto, não aposte apenas neles para se livrar dessas gordurinhas. “Concentrar-se apenas em exercícios abdominais não é a solução. O ideal é trabalhar todos os grupos musculares para maximizar os resultados”, completa o personal.

Pegou a visão, frangolino e frangolina? Não existe exercício para queima de gordura localizada. Diferente da musculatura, a gordura é sistemática, ou seja, ela é construída e queimada como um todo no corpo. Os músculos nós conseguimos aumentar localizadamente, a gordura não. Quando perdemos um quilo de gordura, perdemos um pouquinho em cada parte do corpo, da cabeça aos pés. Por isso, não desanime. Segue o treino e a dieta que essa gordura vai sair e, de quebra, muitas outras que você nem imagina.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por