Ao intestino e além

Nutricionista lista alimentos que desempenham papel fundamental em uma digestão saudável

Saiba como cuidar da saúde do intestino e como isso pode impactar até na saúde mental

Gabriel Machado
online@acritica.com
20/10/2024 às 16:24.
Atualizado em 20/10/2024 às 16:24

Alimentação equilibrada e rica em fibras pode ajudar a melhorar a saúde do intestino (Divulgação)

A saúde intestinal é um tema recorrente e que se destaca nas discussões sobre bem-estar e qualidade de vida. Com isso em mente, o VIDA & ESTILO conversou com uma especialista sobre os principais alimentos que desempenham papel fundamental nesse processo, contribuindo para o equilíbrio da microbiota (conjunto de microrganismos do intestino) e promovendo uma digestão saudável.

Entre os insumos essenciais, a nutricionista Beatriz Fiúza listou aqueles que são ricos em fibras, como vegetais, frutas, legumes, grãos integrais, sementes e castanhas.

"Esses alimentos contêm fibras solúveis e insolúveis que alimentam as bactérias boas do intestino e ajudam na formação de fezes saudáveis. Além disso, alimentos fermentados como iogurte natural, kefir e kombucha são essenciais, pois fornecem probióticos, que ajudam a manter o equilíbrio da microbiota. Eles promovem a digestão, fortalecem a barreira intestinal", afirmou.

A nutricionista também explica a diferença entre prebióticos e probióticos - dois termos bastante comuns quando falamos sobre saúde intestinal.

“Os prebióticos são tipos de fibras que servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudando-as a crescer e se multiplicar. Exemplos incluem a inulina, encontrada na chicória e cebola, e a pectina, presente nas maçãs. Já os probióticos são as próprias bactérias boas, que podemos encontrar em alimentos fermentados. Juntas, essas substâncias criam um ambiente saudável para a microbiota intestinal”.

Além da alimentação, fatores como estresse, sono inadequado e sedentarismo também podem influenciar a saúde intestinal.

“O estresse pode alterar o funcionamento do intestino, enquanto o uso frequente de antibióticos pode reduzir a quantidade de bactérias benéficas”, alerta Beatriz. Um estilo de vida ativo e a priorização de uma boa qualidade de sono são essenciais para manter o intestino equilibrado e saudável.

Beatriz destaca que o intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”, pois influencia diretamente o humor (Divulgação)

Dicas

 Para ajudar na inclusão desses alimentos na rotina alimentar, a nutricionista sugere algumas dicas práticas. Começar o dia com um iogurte natural acompanhado de aveia e frutas, como banana ou maçã, é uma excelente maneira de garantir a ingestão de prebióticos e probióticos.

Além disso, adicionar legumes e vegetais em saladas ou sopas e optar por grãos integrais, como arroz integral ou quinoa, pode fazer toda a diferença na saúde intestinal.

Para aqueles que buscam receitas práticas, ela recomenda um smoothie de frutas que combina kefir ou iogurte natural com morango, mamão ou manga, enriquecido com linhaça ou chia. Outra sugestão é a aveia overnight, que mistura aveia com leite de sua preferência, uma colher de iogurte natural e frutas em cubos, deixando na geladeira durante a noite para um café da manhã nutritivo e prático.

Saúde emocional

A saúde intestinal não afeta somente o bem-estar físico, mas também tem um impacto significativo nas emoções e na saúde mental. Beatriz destaca que o intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”, pois produz neurotransmissores como a serotonina, que influenciam diretamente o humor. 

“Um intestino saudável pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e o estresse, e até melhorar a qualidade do sono. Já o desequilíbrio da microbiota intestinal está associado a problemas como depressão e ansiedade. Portanto, cuidar da saúde intestinal é essencial para o equilíbrio emocional e para o bem-estar mental de maneira geral”, finalizou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por