Bem estar e saúde

Integração em prol da saúde

Especialistas listam benefícios da saúde integrativa, modalidade que une práticas naturais, nutrição e terapia para um bem-estar completo

Gabriel Machado
online@acritica.com
15/12/2024 às 18:13.
Atualizado em 15/12/2024 às 18:17

A medicina integrativa une práticas naturais, nutrição balanceada e terapias complementares para promover um equilíbrio completo entre corpo e mente (Reprodução)

À medida que um novo ano se inicia, muitos buscam transformar suas vidas e priorizar o bem-estar. Caso você esteja neste grupo, a saúde integrativa surge como uma abordagem promissora, unindo práticas naturais, nutrição balanceada e terapias complementares para promover um equilíbrio completo entre corpo e mente.

Com a crescente busca por alternativas que vão além da medicina tradicional, a gastroenterologista Hadja Abdalla aponta que integrar diferentes métodos pode ser a chave para uma vida mais saudável e plena.

“Saúde integrativa consiste em integrar todos os sistemas, visando trazer de volta a saúde do paciente”, reforçou a especialista.

Logo, diferentemente da medicina tradicional, que atua no controle e tratamento de sintomas, a saúde integrativa tem, como objetivo final, a mudança do estilo de vida do paciente.

Conforme Hadja, essa transformação possui alguns pilares fundamentais, como: sono, alimentação, terapia e prática de exercícios físicos e técnicas antiestresse.

“Tenho, ali, 1h30 de consulta para mudar o estilo de vida daquele paciente. O sono é fundamental, não se trata nenhuma saúde sem melhorar o sono. Falo muito, também, sobre alimentação saudável, retirando alimentos industrializados, e exercícios físicos”, frisou.

“Também indicamos atividades para melhorar o estresse, como ioga, meditação e técnicas de respiração. Tudo isso é fundamental para trazer de volta a saúde do paciente, tanto física quanto mentalmente”, completou a gastroenterologista.

Segundo Amanda Alcântara, entre a mandala de áreas que compõem a saúde integrativa, a alimentação surge como a principal

Pilares

 Segundo a médica especialista em obesidade e emagrecimento, Amanda Alcântara, entre a mandala de áreas que compõem a saúde integrativa, a alimentação surge como a principal.

“É impossível falar de saúde sem falar de nutrição, porque, quando falamos sobre nutrição, falamos sobre alimentos, da qualidade e quantidade dos alimentos que estamos ingerindo. Então, a nutrição impacta diretamente na saúde do ser humano como um todo”, destacou a profissional.

“É importante evitar alimentos ultraprocessados, evitar dietas muito restritivas e pensar, principalmente, na densidade nutricional, que é, nada mais nada menos, do que a qualidade e quantidade de nutrientes que tem nos alimentos. O que eu vejo é que, numa busca desenfreada de tentar o emagrecimento, as pessoas somente diminuem a quantidade de comida. Então, com isso, existem pessoas que estão obesas e desnutridas, mas também existem pessoas que estão magras e desnutridas. Nem obesidade, nem estar magro demais significa ter saúde”, acrescentou Amanda.

De acordo com Hadja Abdalla, a saúde integrativa tem, como objetivo final, a mudança do estilo de vida do paciente

Saúde mental

 Outro ponto que não pode passar batido quando falamos sobre saúde integrativa é o cuidado com a mente. Hadja afirma que “o corpo conversa com a mente e vice-versa”.

“Encaminho quase que 90% dos meus amigos para a terapia, pois vejo muitos gatilhos físicos de cunho emocional e que precisam ser tratados. O corpo melhora quando a mente melhora”, acrescentou a gastroenterologista.

Neste campo, a meditação, especificamente, pode ser muito útil para pessoas que têm insônia, ansiedade, fome emocional e compulsão alimentar, explica Amanda: “É uma prática que pode ser integrada e, para alguns pacientes, é indicada formalmente. Ela também auxilia pacientes que tratam, por exemplo, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, que são pacientes que, geralmente, tendem a ter um grau de ansiedade um pouco mais elevado por conta das doenças. É extremamente interessante”.

A especialista em obesidade e emagrecimento destaca, também, a acupuntura. “Ela é voltada mais para pontos específicos de dor. Para pacientes que sentem dor, como aqueles com fibromialgia e dores crônicas associadas a questões lombares, é extremamente interessante”.

Dicas

Para quem deseja iniciar 2025 explorando os benefícios da saúde integrativa, Hadja dá algumas dicas. A primeira delas é que o paciente procure um profissional que entenda sobre resgate da saúde.

“É importante procurar um profissional que vá sentar com você, segurar a sua mão e lhe ajudar durante essa caminhada. Esta estrada o paciente caminha sozinho, mas existem profissionais e meio que ajudam a direcioná-lo. É indispensável, também, que o paciente faça consultas regulares para ver seus hormônios e vitaminas, como está o aspecto inflamatório e saúde intestinal. Sem dúvidas, tratar do corpo e da saúde é olhar para o intestino”, pontuou.

Já Amanda aconselha a “começar pelo básico”. “Tentar dormir no mesmo horário e acordar no mesmo horário, mantendo sempre 8h de sono. Melhorar os hábitos de sono, desligando, por exemplo, o celular antes de dormir ou, pelo menos, diminuindo as redes sociais antes disso. Ao acordar, beber um copo de água, 400/500 ml, fazer uma prática de respiração, de meditação ou de yoga logo cedo”, inidicou.

“É importante ter uma alimentação mais saudável possível, também. Isso não significa ter alimentos caros em casa, é pensar quanto menos desembalar pacotes, melhor, e quanto mais comer alimentos naturais, como legumes, frutas, verduras, proteínas e fibras, vai ser bem melhor para a sua saúde. Beber bastante água ao longo do dia e fazer uma atividade física é importantíssimo. Se você não pratica atividade física, pelo menos comece uma caminhada para movimentar o seu corpo, para mostrar que o corpo precisa gastar e produzir energia”, encerrou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por