Saúde mental

Integração da IA à psicologia oferece novas ferramentas para diagnóstico e tratamento

Especialista fala sobre a integração da Inteligência Artificial à Psicologia; novidade é promissora e não substitui o papel do psicólogo

Gabriel Machado
online@acritica.com.br
25/11/2024 às 10:51.
Atualizado em 25/11/2024 às 10:51

(FOTO: Divulgaçãp)

A crescente integração da Inteligência Artificial (IA) na Psicologia está transformando a forma como profissionais e pacientes interagem, oferecendo novas ferramentas para diagnóstico e tratamento. Desde chatbots, que fornecem suporte emocional, até algoritmos que analisam padrões comportamentais, a IA promete otimizar o cuidado psicológico, mas também levanta questões éticas e a necessidade de um debate sobre o papel do profissional humano nesse cenário.

Conforme o psicólogo e doutor em Psicologia José Humberto da Silva Filho, a IA tem um papel transformador na psicologia clínica, sendo uma ferramenta que promove a democratização da Psicologia e a acessibilidade dos serviços psicológicos. “Ela permite que pessoas em locais remotos ou com dificuldades financeiras tenham acesso ao suporte emocional inicial, como o oferecido pelo chatbot PsiVirtual”, disse o profissional ao VIDA & ESTILO.

Para ele, as vantagens incluem a ampliação do acesso aos cuidados psicológicos e intervenções adaptadas às necessidades de cada paciente, além de proporcionar intervenções éticas e supervisionadas por psicólogos certificados e credenciados no Conselho Regional de Psicologia.

Contato humano

De acordo com José Humberto, a IA não substitui o contato humano, ela complementa o trabalho do psicólogo. “Em situações relacionadas à educação emocional e alguns problemas psicológicos, a IA pode ser muito eficaz para identificar sintomas iniciais e fornecer suporte emocional, especialmente em casos leves a moderados”, pontuou.

Entretanto, para intervenções mais complexas e casos que envolvem transtornos graves ou situações de crise, o especialista afirma que o psicólogo é insubstituível. “O olho-no-olho continua essencial, pois a relação terapêutica e a empatia humana não podem ser replicadas por máquinas”, acrescentou.

Tecnologias

São várias as tecnologias de IA que vêm surgindo, sendo algumas bastante promissoras para a Psicologia. “Tecnologias baseadas em processamento de linguagem natural (PLN) e aprendizado de máquina são as mais promissoras. Elas permitem que chatbots, como o PsiVirtual, interajam de forma humanizada e segura, a partir de um treinamento da máquina [Machine Learning] com uma vasta biblioteca interna [com livros e artigos científicos em vários idiomas] e especifica para esta finalidade”, ressaltou José Humberto.

Segundo o profissional, ferramentas como plataformas de avaliação psicológica online, aplicativos de suporte emocional e sistemas de triagem clínica são úteis tanto para terapeutas quanto para pacientes. “Por exemplo, o PsiVirtual [da Neuron Health Tech] é o primeiro chatbot brasileiro e integra avaliações psicológicas e terapias assistidas por IA, além de oferecer suporte para problemas emocionais, comportamentais e adaptativos oriundos de causas iniciais como educação emocional, psicoeducação, abordagem das crenças disfuncionais”.

Ele diz que existem outros chatbot no mundo, “mas são raros aqueles que têm supervisão profissional e ao mesmo tempo o treinamento de máquina especializado na área”. “Em geral, os chats operam a partir do processamento de informações abertas colhidas na Internet, sem direcionamento prévio e sem auditoria da qualidade das informações que estão sendo coletadas para processamento”, concluiu.

Personalização do tratamento

A IA é uma aliada na personalização do tratamento. Isto porque analisa dados de forma rápida e eficiente, adaptando as intervenções às características individuais dos pacientes. “No caso do PsiVirtual, por exemplo, o chatbot identifica padrões de comportamento e ajusta suas interações com base nos sintomas relatados, proporcionando um suporte inicial direcionado”, frisou o psicólogo.

“Isso é especialmente útil nas causas iniciais dos problemas emocionais [como educação emocional, psicoeducação, abordagem das crenças disfuncionais], onde a IA pode mapear pensamentos automáticos, gatilhos emocionais e sugerir técnicas cognitivo-comportamentais. No entanto, o acompanhamento do psicólogo humano é necessário para assegurar a precisão das intervenções da IA e ajustar o direcionamento em casos mais graves”, adicionou José Humberto.

Futuro

Sobre o futuro da Psicologia com a integração da IA, o psicólogo é bastante otimista. “Essa integração promete democratizar ainda mais o acesso ao cuidado emocional, ampliando o alcance das intervenções iniciais e otimizando o trabalho dos profissionais. Eu espero ver, brevemente, ferramentas de IA disponíveis para todas as populações vulneráveis, espero ver o uso de IA para diagnósticos mais rápidos e mais precisos, com os psicólogos trabalhando ao lado de ferramentas tecnológicas, potencializando a eficiência do tratamento com melhor qualidade nas entregas dos seus serviços. Entretanto, o psicólogo olho-no-olho continuará essencial, especialmente para os casos que envolvem níveis de complexidade maiores”, encerrou.

A plataforma

O PsiVirtual é uma plataforma inovadora de saúde mental que integra inteligência artificial e supervisão humana (psicólogos credenciados) para oferecer suporte psicológico acessível e estruturado a um público diversificado. Combinando tecnologia avançada e cuidado clínico, o serviço funciona em um protocolo de oito sessões, realizadas com intervalos mínimos de 48 horas, garantindo uma abordagem progressiva e focada no bem-estar emocional do paciente.

A jornada começa com uma avaliação inicial, na qual o paciente responde a testes que identificam sintomas de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida. A partir desses resultados, as sessões subsequentes exploram gatilhos emocionais, origem dos sintomas e aspectos da história pessoal, como modelos parentais e experiências significativas, além de identificar distorções cognitivas que contribuem para os desafios emocionais. Para conferi-la, basta acessar o link: https://neuronhealthtech.com.br/psicolog.ia/para-participantes/.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por