Nova unidade de saúde

Hospital Municipal de média complexidade vai custar R$ 15 milhões

O projeto de construção do primeiro hospital municipal foi apresentado hoje. O modelo de Hospital-Dia atenderá somente procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que tenham internação de 12h.

Emile de Souza
03/12/2024 às 13:33.
Atualizado em 03/12/2024 às 13:55

David Almeida informou que esse hospital “era um sonho na disputa pela reeleição” e que agora já reeleito, a unidade hospitalar deve ficar pronta no prazo de um ano. (Junio Matos/A Crítica)

Promessa da campanha à reeleição do prefeito David Almeida (Avante), a obra do Hospital-Dia Municipal custará R$ 15 milhões e deve ficar pronto no prazo de um ano. A unidade de saúde, cujo projeto foi apresentado nesta terça-feira, realizará cirurgias de média complexidade.

"Fizemos esse chamamento para apresentar para a sociedade esse hospital que é um sonho da nossa gestão, quando nós disputamos a reeleição, uma das nossas metas era a construção do hospital".

O modelo de Hospital-Dia atenderá somente procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que tenham internação de 12h. A unidade terá capacidade para 80 leitos e atuará somente na média complexidade, deixando a alta complexidade sob responsabilidade do Estado. 

“Hoje, existem 38 mil pessoas na cidade de Manaus esperando um procedimento, uma consulta, um encaminhamento, só para oftalmologia, para retirar catarata. Vesícula também. Todos esses procedimentos, câncer de pele também (serão atendidos)”, afirmou o prefeito. 

Almeida ressaltou que a Prefeitura de Manaus já tem o recurso necessário para construir o prédio e que agora seguirá para os próximos passos. 

“O primeiro passo é conseguir recursos. O primeiro passo, nós já não conseguimos, já temos os recursos. O segundo passo, a concepção do projeto. O projeto já está em base. O terceiro passo, a formatação do planejamento para iniciar o certame de contratação das empresas. Então nós temos aqui todos esses passos já foram dados, vamos construir esse hospital a partir de uma licitação de uma PPP, no mesmo molde das PPPs das nossas Unidade Básicas de Saúde, e vocês veem que é uma abundância, uma transformação na estrutura da saúde básica da cidade de Manaus”, destacou o prefeito.

A previsão é de que o Hospital-Dia tenha recepção para 30 pessoas, um Ambulatório com 12 consultórios, um centro cirúrgico com cinco salas de cirurgia de médio porte e duas salas de cirurgia de pequeno porte, e enfermarias masculina e feminina com aproximadamente 80 leitos, além dos ambientes de serviço e administrativos.

David Almeida informou que esse hospital “era um sonho na disputa pela reeleição” e que agora já reeleito, a unidade hospitalar deve ficar pronta no prazo de um ano. 

“A partir da contratação da PPP dando a ordem de serviço, nós temos até um ano para a inauguração desse hospital. Hospital preparado inicialmente para 80 leitos, com cinco salas de cirurgias, duas salas de procedimento, três salas condutores de vídeo, cirurgia com vídeo, bem moderno, dentro dos parâmetros de qualidade da Semsa Manaus”.

A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, agradeceu o prefeito e disse que a unidade hospitalar vai ajudar as pessoas que aguardam por cirurgias no sistema do Estado. 

“Vai ajudar muito a cidade de Manaus, diminuindo aí a espera, a fila SISREG. É um apoio que a prefeitura de Manaus, que o prefeito de Manaus dá até ao Governo do nosso estado, contemplando essas pessoas que tanto esperam e padecem na fila. Prefeito, parabéns, isso só está sendo possível porque o prefeito ouve a área técnica e embarca no nosso sonho”, afirmou Fraxe.

A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, disse que a unidade hospitalar vai ajudar as pessoas que aguardam por cirurgias no sistema do Estado.

 Questionado se haverá outras construções no mesmo molde, o prefeito afirmou que “nessa gestão será somente esse”. Quanto ao funcionamento do hospital, o executivo ressaltou que serão contratados por cirurgia. 

“Nós vamos trabalhar muito nesse hospital-dia nos moldes das UBS, então vamos contratar muitas equipes para fazer cirurgias. Vamos zerar primeiro a maior fila, aí você contrata várias cirurgias e que você pode receber recursos de emendas parlamentares”, explicou David Almeida.

A unidade atenderá procedimentos minimamente invasivos como exames endoscópicos e procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, mastologia e dermatologia. Como exemplos, serão realizados no Hospital-Dia colonoscopia e endoscopia digestiva alta, cirurgia de hérnia e vesícula, cirurgia de catarata, laqueadura tubária, biópsia de mama e biópsias de pele.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por