O projeto de construção do primeiro hospital municipal foi apresentado hoje. O modelo de Hospital-Dia atenderá somente procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que tenham internação de 12h.
David Almeida informou que esse hospital “era um sonho na disputa pela reeleição” e que agora já reeleito, a unidade hospitalar deve ficar pronta no prazo de um ano. (Junio Matos/A Crítica)
Promessa da campanha à reeleição do prefeito David Almeida (Avante), a obra do Hospital-Dia Municipal custará R$ 15 milhões e deve ficar pronto no prazo de um ano. A unidade de saúde, cujo projeto foi apresentado nesta terça-feira, realizará cirurgias de média complexidade.
O modelo de Hospital-Dia atenderá somente procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que tenham internação de 12h. A unidade terá capacidade para 80 leitos e atuará somente na média complexidade, deixando a alta complexidade sob responsabilidade do Estado.
Almeida ressaltou que a Prefeitura de Manaus já tem o recurso necessário para construir o prédio e que agora seguirá para os próximos passos.
A previsão é de que o Hospital-Dia tenha recepção para 30 pessoas, um Ambulatório com 12 consultórios, um centro cirúrgico com cinco salas de cirurgia de médio porte e duas salas de cirurgia de pequeno porte, e enfermarias masculina e feminina com aproximadamente 80 leitos, além dos ambientes de serviço e administrativos.
David Almeida informou que esse hospital “era um sonho na disputa pela reeleição” e que agora já reeleito, a unidade hospitalar deve ficar pronta no prazo de um ano.
A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, agradeceu o prefeito e disse que a unidade hospitalar vai ajudar as pessoas que aguardam por cirurgias no sistema do Estado.
A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, disse que a unidade hospitalar vai ajudar as pessoas que aguardam por cirurgias no sistema do Estado.
Questionado se haverá outras construções no mesmo molde, o prefeito afirmou que “nessa gestão será somente esse”. Quanto ao funcionamento do hospital, o executivo ressaltou que serão contratados por cirurgia.
A unidade atenderá procedimentos minimamente invasivos como exames endoscópicos e procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, mastologia e dermatologia. Como exemplos, serão realizados no Hospital-Dia colonoscopia e endoscopia digestiva alta, cirurgia de hérnia e vesícula, cirurgia de catarata, laqueadura tubária, biópsia de mama e biópsias de pele.