Trend? Na boca, não!

Especialista faz alerta para os perigos das tendências do TikTok para a saúde bucal

Algumas trends incentivam o uso de itens não indicados para cuidados e clareamento dentários, como bicarbonato de sódio, limão ou carvão ativado

Gabriel Machado
online@acritica.com.br
30/09/2024 às 14:00.
Atualizado em 30/09/2024 às 16:49

(Foto: Divulgação)

O TikTok se tornou um verdadeiro fenômeno, influenciando comportamentos e hábitos de milhões de usuários ao redor do mundo. No entanto, algumas das tendências que viralizam na plataforma têm ligado um alerta - principalmente, no que diz respeito à saúde bucal.

"As trends do TikTok podem ser perigosas para a saúde bucal de várias maneiras, pois muitas vezes envolvem práticas que não são recomendadas por especialistas", reforçou o especialista em Ortodontia, Implante Dentário e Saúde Pública, doutor Thiago Noronha.

Para ilustrar essa preocupação, o especialista listou cinco tendências que, apesar de parecerem inofensivas, podem, sim, resultar em impactos negativos à saúde da boca.

A primeira delas destaca o uso inadequado de produtos caseiros. Algumas trends incentivam o uso de itens não indicados para cuidados e clareamento dentários, como bicarbonato de sódio, limão ou carvão ativado. "Esses produtos são abrasivos e podem desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a cáries e sensibilidade", explicou Thiago.

O clareamento caseiro, inclusive, surge como uma das tendências mais populares do TikTok. "Produtos e métodos de clareamento vendidos sem orientação profissional são frequentemente promovidos nas redes sociais. Isso pode causar danos permanentes ao esmalte dental ou irritar a gengiva, além de não serem seguros para todos os tipos de dentes", acrescentou o especialista.

Nivelamento dos dentes

O uso de limas de limas de unha para nivelar os dentes também está entre os conteúdos que preocupam Thiago. "Algumas pessoas compartilham vídeos mostrando como usam limas de unha para 'alisar' ou 'nivelar' os dentes. Isso é extremamente prejudicial, pois desgasta o esmalte dental e pode expor a dentina, causando sensibilidade e maior risco de infecções", pontuou.

Ainda no campo da estética, a aplicação de joias dentárias com produtos inadequados tem se tornado febre entre os jovens. "Colar pedras ou joias nos dentes com adesivos não indicados para uso dental pode levar ao desenvolvimento de cáries e irritação gengival, além de dificultar a higienização correta", ressaltou o especialista.

Ortodontia

Algumas tendências no TikTok sugerem o uso de elásticos ou métodos caseiros para tentar alinhar os dentes. "Isso pode causar deslocamento incorreto dos dentes, danos aos tecidos de suporte ou até perda de dentes", alertou Thiago.

"Essas práticas podem parecer inofensivas ou acessíveis, mas frequentemente resultam em danos permanentes e tratamentos caros a longo prazo", concluiu.

Resultado

Como resultado dessa adesão às trends, o especialista revela já ter recebido pacientes que precisaram de intervenção por conta de resultados negativos.

"Já recebi inúmeras vezes [pacientes], por conta do uso de pasta de dente com carvão, que destrói o esmalte dentário quando usada; e do uso de alimentos e substâncias muito ácidas, como chupar ou tomar sumo de limão, sendo que a pessoa não escova os dentes em seguida. Isso corrói o esmalte dental e não há regeneração do tecido do esmalte dentário", reforçou Thiago.

Ele aconselha aos jovens a nunca optarem pelo caminho mais fácil. "Em um mundo mais rápido e com muita informação, busquem informações baseadas em artigos e profissionais com capacitação como especialização, mestrado e doutorado. Hoje em dia, uma rede social cheia de seguidores comprados 'vale mais' que ao estudo e à experiência. Recebemos muitos pacientes que são enganados por redes sociais compradas de profissionais sem comprometimento algum com o paciente", finalizou.

Opções

Falando sobre tratamentos modernos e tecnológicos disponíveis, que aparecem como opções para substituir as trends do TikTok, Thiago cita algumas.

"Atualmente, as pessoas buscam atalhos e tratamentos mais baratos, porém, isso trará muitos malefícios. Hoje, temos o invisalign, que é um aparelho ortodôntico sem brackets, só com o uso de alinhadores, que fazem os tratamentos que demoravam mais de 3 anos durarem de 8 a 10 meses. De forma transparente e totalmente estética".

"Temos lentes de porcelana com desgaste praticamente mínimo, e implantes dentários sem cortes e que já podem ser feitos e reabilitados em menos de um mês", concluiu.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por