Médicos alertam para perigos de dietas extremas como a de influenciadora fitness
(Foto: Reprodução)
Se tem uma coisa de que a internet está cheia, são os ‘digital influencers’. Esses influenciadores digitais são responsáveis por levar entretenimento e informação de um determinado nicho ao seu público. No mundo fitness, existem vários blogueiros e blogueiras que diariamente compartilham suas rotinas de treinos e dietas. Particularmente, eu até gosto de acompanhar alguns, mas são poucos os que considero entregar meu ‘like’, pois é preciso ter cuidado com o que você acompanha na bolha da saúde e da vida fitness.
Depois que a influenciadora Virgínia Fonseca declarou estar há dois meses em uma dieta rigorosa e comer cerca de 20 ovos por dia após o parto do terceiro filho, surge um alerta sobre a eficácia de dietas restritivas que podem causar perda de massa muscular, redução da taxa do metabolismo e deficiências de vitaminas e minerais. Essas restrições drásticas na alimentação podem até resultar na perda de peso a curto prazo, mas não são sustentáveis e podem trazer inúmeros prejuízos à saúde.
O médico do esporte e nutrólogo, Dr. Thiago Viana, explica que o corpo humano precisa de uma grande variedade de nutrientes para funcionar adequadamente, e uma dieta extremamente restritiva compromete esse equilíbrio.
.
Um dos exemplos é o ovo, rico em proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, mas que não contém todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Consumir apenas ovos em grande quantidade pode até elevar o colesterol, principalmente se houver predisposição a problemas cardíacos.
Copiar dietas sem entender se elas são adequadas ao perfil de cada indivíduo também não é indicado. Uma alimentação que funciona para uma pessoa pode não ser eficaz ou até prejudicial para outra. É sempre importante consultar um profissional da nutrição para avaliar o perfil antes de adotar qualquer tipo de dieta ou restrição alimentar, necessidades específicas e estratégias de acordo com o objetivo do paciente.
Dietas rigorosas podem prejudicar saúde e causar deficiências nutricionais, alerta médico do esporte e nutrólogo, Thiago Viana. (Foto: Divulgação)
Pegou a visão, frangolino? Quantas vezes já não falei aqui sobre a importância de buscar um nutricionista para montar a tua dieta? Pois é, já falei várias. As pessoas precisam entender que a saúde é o maior bem que elas terão. Não dá pra brincar com isso e ficar copiando dietas e treinos extravagantes desses ‘influencers’ do Instagram.
A internet está cheia de coisa boa, mas também tem muito conteúdo ruim e desinformação. Tenha cuidado com o que e quem você acompanha. Você não precisa retirar o carboidrato da sua vida ou comer 20 ovos por dia só porque a blogueira tá fazendo. Ela não mostra a parte da lipo ou os procedimentos estéticos que fez nos bastidores. Foca no básico que sempre vai dar certo!