Tratar é sempre o melhor remédio e sempre a melhor prevenção de problemas futuros, segundo especialistas consultados
(Foto: Reprodução)
As lesões podem ser uma grande interrupção na nossa rotina, seja no contexto de atividades físicas, trabalho ou até mesmo no dia a dia. Para minimizar seu impacto e garantir uma recuperação eficaz, é fundamental adotar métodos combinados que atendam tanto à prevenção quanto ao tratamento. O uso de métodos como fisioterapia, osteopatia, acupuntura e pilates tem se mostrado uma estratégia poderosa para maximizar a proteção e a recuperação de lesões.
A combinação desses métodos oferece uma abordagem integrada e personalizada, que pode ser extremamente eficaz na prevenção e no tratamento de lesões, como explica a doutora Daniele Alves.
"Melhora da qualidade de vida do paciente, a fim de gerar desde manutenção das articulações em suas funcionalidades, musculaturas mais fortes e flexibilidade em suas funções que exijam da maior amplitude de movimento na execução das atividades da vida diária", diz a fisioterapeuta.
Cada técnica possui uma característica, que pode ser específica para cada tipo de dor, "Temos o caso da lombalgia aguda que o indicado seria fisioterapia associada a acupuntura afim de controlar o quadro. Quando o paciente apresenta quadro de lombalgia crônica é válido associar técnicas da fisioterapia, acupuntura, osteopatia e pilates. Entendemos que lesões crônicas os pacientes já apresentam multifatores que o corpo somatiza para equilibrar as dores", explica a doutora.
Fisioterapia x Acupuntura x Osteopatia x Pilates
A revista Bem Viver conversou com um especialista para explicar a diferença e o auxílio dos métodos de tratamento das lesões. O doutor Francisco Coelho, fisioterapeuta especialista em fisioterapia esportiva, fala das diferenças entre fisioterapia, acupuntura, osteopatia e pilates.
"Fisioterapia e osteopatia são distintas, mas altamente complementares, no tratamento de lesões musculoesqueléticas. Ambas visam restaurar a função e o equilíbrio do corpo, mas com métodos específicos. Juntas, promovem uma recuperação mais completa e eficaz.
A osteopatia faz uma avaliação global do corpo, identificando desequilíbrios e disfunções articulares, musculares e viscerais que trazem benefícios para a lesão. Técnicas de manipulação e mobilização suave ajudam a liberar esforço, melhorar a circulação e aliviar a dor e a inflamação.
A acupuntura, uma prática da medicina tradicional chinesa, é extremamente útil na recuperação de lesões musculares. Já o pilates é altamente eficaz tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões, graças ao seu foco no fortalecimento muscular, flexibilidade, alinhamento postural e estabilização das articulações", explica o especialista.
Lesões podem ocorrer em qualquer fase da vida, seja por atividade física intensa, acidentes do cotidiano ou até condições de saúde preexistentes. Por isso, prevenir lesões é a primeira linha de defesa como: exercícios de aquecimento, uso de equipamentos de proteção, treinamento adequado, entre outros.