Manter uma rotina balanceada entre alimentação, sono e atividade física garante energia, bem-estar e recuperação rápida, evitando problemas como desgaste muscular, desidratação, fadiga e baixa imunidade
Opte por água ou água de coco entre as bebidas para repor eletrólitos e evitar desidratação durante as festas de momo (Reprodução)
O Carnaval é um período de festa e alegria, mas também pode ser um desafio para a saúde. Com a intensificação das celebrações, é fundamental manter uma rotina de alimentação saudável e equilibrada para garantir energia, resistência e bem-estar.
Nesta matéria, vamos explorar as dicas e recomendações do nutricionista Carlos Barroso dos Santos para manter uma alimentação saudável durante o Carnaval. Isso inclui a importância de carboidratos complexos, proteínas magras, hidratação adequada e o equilíbrio entre alimentação, sono e atividade física. Confira!
Uma alimentação equilibrada é essencial para garantir energia, resistência, hidratação e recuperação do corpo, evitando fadiga, desidratação e mal-estar durante
Quanto aos nutrientes, o ideal é que sejam priorizados todos os grupos de macro e micronutrientes nas refeições ao longo do dia, pois todos têm a sua função no metabolismo. Os carboidratos, as proteínas, as gorduras boas, as vitaminas e minerais.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, pois são convertidos em glicose, que abastece os músculos e o cérebro, já as proteínas, são essenciais para a recuperação muscular, evitando fraqueza e dores após longos períodos de festa. Procure consumir proteínas magras e de fácil digestão, como frango, peixe, ovos e iogurte natural, sempre combinando com carboidratos complexos, tipo batata-doce, arroz integral, aveia e frutas, pois liberam energia de forma gradual, evitando picos e quedas bruscas de açúcar no sangue. para um melhor aproveitamento da energia.
Carlos Santos é nutricionista clínico/esportivo (Divulgação)
Carlos Santos é nutricionista clínico/esportivo (Divulgação)
O ideal é que os ultraprocessados sejam evitados ao longo de toda a vida, não somente no período de carnaval. Isso porque eles são considerados produtos comestíveis e não alimentos, no sentido nutricional. o consumo excessivo pode trazer diversas consequências negativas para a saúde, tais como, aumento do risco de doenças cardiovasculares, alterações no intestino, deficiências nutricionais, risco aumentado para Diabetes tipo 2 e muitos outros, pois esses produtos são ricos em açúcares, gorduras ruins, sódio e aditivos químicos, além de serem pobres em nutrientes essenciais.
Manter-se hidratado é essencial para evitar fadiga, tontura, desidratação e ressaca, garantindo energia para aproveitar os dias de carnaval, pois o corpo perde grandes quantidades de água e eletrólitos devido ao calor, suor excessivo, consumo de álcool e longas horas de atividade física (dança, caminhadas, festas). A água, sempre vai ser a melhor opção, mas podemos consumir água de coco, sucos naturais e chás gelados que também vão ajudar muito a manter a hidratação.
A cada dose de bebida alcoólica, beba um copo de água de 200 a 300ml, se beber drinks muito açucarados, como caipirinhas, aumente ainda mais o consumo de água. Opte por água ou água de coco entre as bebidas para repor eletrólitos e evitar desidratação. Dentre os riscos mais comuns da não hidratação durante a ingestão de álcool, nós temos o de desidratação intensa, pois o álcool é diurético, o de ressaca forte no dia seguinte, a queda de energia e desempenho físico durante a festa e o risco de intoxicação alcoólica
Manter um equilíbrio entre alimentação, sono e atividade física garante energia, bem-estar e uma recuperação mais rápida, permitindo curtir todo o Carnaval sem prejudicar a saúde, caso contrário, você estará sujeito a desgaste muscular e cãibras, risco de desidratação e desmaios, fadiga e exaustão, sem contar com a baixa na imunidade.