No último dia 13 de março o Amazonas já havia recomendado desobrigar o uso de máscaras em locais abertos
Governador Wilson Lima (PL) (Foto: Junio Matos)
O Amazonas passou a deixar de recomendar o uso de máscaras em todo o estado após redução do número de novas internações por Covid-19. A decisão vale para locais abertos e fechados.
O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (UB) em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quarta-feira (23). Também participaram da transmissão o secretário de saúde do Amazonas, Drº Anoar Samad, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância Em Saúde, Drª. Taiana Amorim.
"Comecei o dia reunido com nosso Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, depois de analisar os dados epidemiológicos e da assistência, nós decidimos recomendar a desobrigação do uso de máscara em todo o estado. Os dados são favoráveis, mas precisamos continuar nos cuidando. Atualize seu ciclo vacinal! Saúde a todos!", publicou o governador.
No último dia 13 de março o Amazonas recomendou desobrigar o uso de máscaras em locais abertos. É a primeira vez que o Estado desobriga o uso de máscaras desde o pico da segunda onda de contaminação por Covid-19 no Amazonas em janeiro de 2021.
De acordo com a FVS, entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 28 pacientes , sendo 19 em leitos clínicos (1 na rede privada e 18 na rede pública), 9 em UTI (2 na rede privada e 7 na rede pública). O estado chegou a ter mais de 300 pacientes internados ainda no início deste ano.
A situação vacinal dos pacientes internados em leitos clínicos e de UTI com a Covid-19 aponta que, dos 28 pacientes internados, 10 não foram vacinados, 16 têm esquema vacinal incompleto e 2 têm esquema vacinal completo.
Há outros 14 pacientes em leitos clínicos internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).