Quarta Fit

A dieta da blogueira serve para mim?

No início de cada ano é clássica a procura urgente por ‘meter o shape’, por esta razão as academias estão sempre cheias nos meses de janeiro e fevereiro

Junio Matos
matos@acritica.com
15/01/2025 às 08:49.
Atualizado em 15/01/2025 às 08:49

(Foto gerada por Inteligência Artificial / Canva)

A procura por emagrecimento e qualidade de vida tem impulsionado muitas pessoas a aderirem às dietas da moda, treinos intensos e o uso de suplementos sem a devida orientação profissional. Contudo, especialistas destacam os perigos dessas abordagens, que podem prejudicar a saúde, inclusive a do coração. Dentre os problemas mais frequentes estão o efeito sanfona, carências nutricionais, lesões físicas e sobrecarga cardiovascular.

No início de cada ano é clássica a procura urgente por ‘meter o shape’, por esta razão as academias estão sempre cheias nos meses de janeiro e fevereiro, talvez isso seja um reflexo de culpa que o indivíduo sinta após ter comido tanto no final do ano anterior [não sei, estou apenas chutando]. Adotar uma estratégia completa, que envolva uma alimentação equilibrada, atividades físicas orientadas e suplementação sob medida, não é apenas uma questão de proteção, mas também de eficácia nos resultados a longo prazo. 

Diariamente vemos blogueiros e blogueiras falando sobre sua rotina de dieta e treinos na internet, por vezes influenciando seus seguidores a cumprir aquele determinado protocolo que, nem sempre foi orientado por um profissional da nutrição. A Quarta Fit conversou com Mikael Cabral, nutricionista esportivo e funcional a respeito dos perigos dessas dietas das famosas. 

Quando falamos de seguir uma dieta restritiva em alimentos e calorias, estamos sujeitos a ter o ônus e bônus com isso. Qual seria o bônus? A perda de peso. E o ônus? O peso perdido muitas vezes é apenas de água e músculo que o indivíduo catabolizou, sendo que o ideal seria perder a gordura e manter o músculo. Sem falar de outros efeitos colaterais que vem junto quando restringimos demais a alimentação.

Lembrando que o catabolismo, no contexto da nutrição e do exercício, pode ocorrer quando o corpo utiliza reservas de energia, como glicogênio (armazenado nos músculos e fígado) e gordura, para suprir as necessidades de energia, especialmente em períodos de jejum ou intensa atividade física. O catabolismo excessivo pode resultar em perda de massa muscular, já que o corpo também pode quebrar proteínas musculares para obter aminoácidos e gerar energia. 

Ou seja, uma dieta que não foi calculada por um profissional da nutrição, especificamente para um indivíduo, pode resultar em perda de peso errado em quem pratica. Segundo o nutricionista Mikael Cabral, é importante aderir a uma dieta balanceada e cheia de alimentos diversos para não se ter problema na manutenção do peso. 

“O ideal é seguir uma dieta balanceada e diversificada, com bastantes cores, não só alimentos protéicos, mas também fibras, alimentos probióticos, como iogurtes, gorduras boas como peixes de mar, azeite, abacate, que são gorduras monoinsaturadas saudáveis”, explicou o nutricionista. 

Mikael Cabral, nutricionista esportivo e funcional

 A inclusão de alimentos com diferentes macronutrientes na dieta vai resultar em uma alimentação mais equilibrada, saudável e completa. Uma dieta básica deve ter proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais. Por outro lado, a exclusão de determinados alimentos da dieta pode resultar em flacidez, fraqueza, dor de cabeça, desnutrição e até transtornos alimentares, ainda de acordo com o nutricionista.

“O maior problema dessas dietas muito restritivas é a desnutrição, que é o oposto do que a gente quer. A pessoa pode perder muita massa muscular, ficar flácido e ninguém quer isso. Essas dietas podem ocasionar até transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e desencadear inclusive uma obesidade no futuro”, alertou o especialista. 

A pressa é inimiga da perfeição. Isso se aplica, inclusive, ao mundo do fitness. Todo mundo quer se sentir bem, usar a roupa que quiser, conseguir correr sem se cansar e muito mais, porém para alcançar esses objetivos a paciência será uma de suas aliadas. Não brigue com ela. Com dieta, exercícios, descanso e hidratação, você vai atingir seus objetivos com muita eficácia, só que não será tão rápido assim. 

Pois é, frangolino, imagina que você vai comer apenas ovos durante o dia, papo de 20 a 40 unidades dessas iguarias. Vai ser uma dieta altamente difícil de seguir, enjoativa e mais cedo ou mais tarde, vai dar vontade de chutar o balde e comer tudo o que tiver na geladeira, ganhando todo o peso anterior e talvez ainda mais. Isso acontece porque o seu corpo está acostumado aos carboidratos e tudo bem. Não é errado comer carboidratos, eles são excelentes para a dieta e, se forem consumidos com cautela, jamais irão te engordar. Por isso, procure um nutricionista, faça sua avaliação e siga a dieta que o profissional vai te passar. Desse modo, você vai atingir seus objetivos de forma saudável e duradoura.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por