Especialistas dão dicas de como fazer receitas especiais para as ceias de Natal e virada do ano que auxiliam na boa forma
(Foto: Divulgação)
Fim de ano é sinônimo de celebração e, claro, mesas repletas de pratos irresistíveis. Entre as ceias de Natal, as sobremesas tentadoras e os brindes de Ano Novo, manter o equilíbrio à mesa parece um desafio, mas não é impossível. Segundo especialistas, é possível desfrutar dessas delícias sem abrir mão da saúde e da boa forma. O segredo está em planejar e moderar.
Cintya Bassi, supervisora de nutrição do São Cristóvão Saúde, explica que a escolha dos ingredientes faz toda a diferença. “Priorize alimentos frescos e naturais ao invés dos industrializados, pois isso ajuda a balancear a refeição”, recomenda. Para não exagerar, é importante manter a rotina alimentar ao longo do dia. “Evite ficar horas sem comer, pois isso leva à compulsão na hora da ceia”, alerta a nutricionista.
Planejamento é chave
Juliana Tieko Kato, nutricionista e professora da Universidade Santo Amaro, destaca a importância do planejamento, especialmente para quem vai organizar as confraternizações em casa.
(Foto: Divulgação)
Outra dica valiosa é calcular a quantidade de comida conforme o número de convidados para evitar desperdícios e excessos. Além disso, quem for a restaurantes deve ter cuidado com rodízios. "Comer devagar, saborear os alimentos e evitar a pressa ajuda a melhorar a sensação de saciedade", completa Juliana.
Ceia vegetariana: substituições saborosas e saudáveis
Para aqueles que optam por um estilo de vida vegetariano, a ceia de fim de ano também pode ser deliciosa e saudável. Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais/RJ, explica que leguminosas, como lentilhas e feijões, são excelentes substitutos das carnes tradicionais. “Elas fornecem proteínas de qualidade, ferro, fibras e outros nutrientes essenciais”, destaca. Além disso, o tofu se destaca como uma opção rica em cálcio, proteínas e fibras, combinando muito bem com vegetais e especiarias.
Tatiane Schallitz, também nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, sugere incluir pratos criativos à base de grãos, como grão-de-bico, ervilha e lentilhas, além de legumes assados e cogumelos recheados.
(Foto: Divulgação)
As nutricionistas ressaltam que as refeições vegetarianas têm benefícios extras, como o aumento da sensação de saciedade devido à alta concentração de fibras. "Isso ajuda a evitar os exageros comuns nessa época, além de melhorar a digestão e a saúde intestinal", aponta Eleonora. Tatiane complementa que, ao optar por pratos menos gordurosos e ricos em nutrientes, é possível manter o equilíbrio sem abrir mão do prazer à mesa.
Cuidado com os vilões da saúde
O cardiologista e nutrólogo do HCor, Dr. Daniel Magnoni, alerta que o excesso de sal, gorduras saturadas e açúcar são prejudiciais, principalmente para quem tem doenças crônicas como hipertensão ou diabetes.
Para curtir as festas sem preocupações, o especialista indica moderação e hidratação. "Abuse de água, sucos naturais e chás para manter o corpo hidratado, especialmente nesta época de calor", ressalta. Segundo ele, pratos com vegetais, saladas e frutas também devem ganhar espaço na mesa natalina.