Ceia de Natal

Chef de confeitaria dá um toque moderno às clássicas sobremesas natalinas

Stephanie Medeiros, formada pela Le Cordon Bleu São Paulo, busca unir tradição e inovação na recriação de receitas conhecidas

GABRIELLY GENTIL
online@acritica.com
22/12/2024 às 09:22.
Atualizado em 22/12/2024 às 09:22

Chef de confeitaria, Stephanie Medeiros, diz que ideia é resgatar os sabores familiares das sobremesas e dar a eles um toque moderno (Foto: Divulgação)

O Natal é uma época carregada de memórias afetivas, e os doces desempenham um papel especial na celebração. Reinterpretar sobremesas natalinas é uma oportunidade de explorar novos sabores, texturas e apresentações, mantendo a essência que torna esses doces tão queridos. 

(Foto: Divulgação)

 Para a empresária e chef de confeitaria formada pela Le Cordon Bleu São Paulo, Stephanie Medeiros, a inspiração para criar releituras contemporâneas dos clássicos natalinos vem do desejo de unir tradição e inovação. 

“Minha ideia é resgatar esses sabores familiares e dar a eles um toque moderno, seja por meio de apresentações diferenciadas ou de combinações inusitadas de ingredientes. Dessa forma, consigo oferecer aos meus clientes algo que desperte nostalgia, mas também surpreenda e encante”, destaca.

Desafios

Stephanie parte de receitas clássicas, estudando suas origens e características principais, e busca maneiras de reinterpretá-las, seja com técnicas modernas, ingredientes inusitados ou apresentações que tragam um toque de sofisticação.

“Um dos principais desafios é equilibrar a inovação com o respeito pela essência do prato. É preciso ser cuidadosa para descaracterizar o sabor ou a história que tornam aquele doce especial para tantas pessoas. Outro desafio constante é encontrar uma matéria-prima específica para determinado prato na nossa cidade”, pontua Medeiros.

(Foto: Divulgação)

 Menu

Neste ano, a confeiteira trouxe a Frenche Honey Toast como uma lembrança da clássica rabanada. “Ela é revestida com uma manteiga de mel que deixa um gostinho de afeto e recheada com um brigadeiro de caramelo salgado e uma bola de sorvete que traz todo um diferencial”, descreve. 

“Também temos o clássico Bolo de Nozes, recheado com geleia artesanal de damasco e um brigadeiro de especiarias delicioso. Outro clássico, é nosso biscoito Gingerbread que já virou tradição. São biscoitos amanteigados com toques de especiarias feitos no formato de personagens do Natal. Temos também nossa Guirlanda de Macarons, que é algo exclusivo da nossa confeitaria”, acrescenta Stephanie. 

Processo criativo

Para ela, sabores e texturas é uma das partes mais importantes do processo criativo, “porque é isso que transforma um doce em uma experiência única”, ressalta. “Sempre começo pensando no contraste: se um doce é mais cremoso, como uma mousse ou um recheio, gosto de adicionar algo crocante, como uma farofa, praliné ou uma base crocante”, complementa a chef. 

(Foto: Divulgação)

 No quesito sabores, ela busca criar harmonia entre os elementos principais. “Por exemplo, se um doce é muito doce, procuro equilibrá-lo com um toque ácido, como uma fruta cítrica, ou algo amargo, como chocolate 50%”.

Para Stephanie, o Natal na cozinha é um momento mágico onde memórias, afetos e tradições se encontram. Os doces, feitos com amor, se tornam presentes deliciosos, simbolizando a alegria de compartilhar momentos especiais com a família e aqueles que mais se ama.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por