Tô Brocado

Aprenda a fazer o delicioso 'Bacalhau da Amazônia', o queridinho Pirarucu à Portuguesa

A receita com esse peixe amazônico é uma ótima sugestão para o almoço de páscoa

Vanessa Alcântara
redacaomh@acritica.com
29/03/2023 às 19:30.
Atualizado em 29/03/2023 às 19:35

Chef Zanardo ensina o Pirarucu à Portuguesa (Foto: Márcio SIlva/Freelancer)

Que tal substituir o tradicional bacalhau pelo nosso Pirarucu? A receita de hoje, trazida pelo fotográfo e estudante de gastronomia Bruno Zanardo é bem fácil de fazer e sobretudo muito apreciada pelos manauaras: Pirarucu à Portuguesa. 
Então corre, pega a caneta e  anota aí os ingredientes, porque essa receita de peixe vai fazer sucesso no seu próximo almoço de páscoa.

"O Pirarucu à portuguesa um prato que combina muito bem com confraternizações como a páscoa, natal ou ano novo.”, frisa Zanardo.

(Foto: Márcio Silva/ Freelancer)

 Isso porque o pirarucu é um dos peixes mais procurados na época da quaresma, o consumo pelo pescado aumenta na temporada.

No Tô Brocado, Zanardo ensina o passo a passo dessa delícia, feita com brócolis, tomate cereja, batata bolinha e outros ingredientes simples. Nessa versão, o fotográfo serve no lugar do bacalhau  o pirarucu fresco, que mostra  a versatilidade deste peixe tão consumido no Amazonas.

Confira o passo a passo de como fazer para incrementar essa refeição tão gostosa.

Ingredientes

  • 650gr de lombo de pirarucu fresco
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 pimentão verde cortado em rodelas
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  • 1 pimentão amarelo cortado em rodelas
  • 1 brócolis ninja já cozido
  • 8 tomates cereja
  • 8 batatas bolinha já cozidas
  • Azeitona preta
  • 500ml azeite de oliva
  • sal
  • Pimenta do reino

 

 

 

  1. Em um refratário coloque as cebolas em rodelas no fundo, em seguida as postas de pirarucu, pimentões, alho, brócolis, tomates, batatas e azeitonas.
  2. Regue com azeite até cobrir bem o pirarucu e leve ao forno já pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 40 minutos, até o azeite estiver borbulhando bem.

 

Você sabia?

 O Pirarucu é típico dos rios de água doce da região da nossa Amazônia e pode pesar até 150 kg, passando de dois metros de comprimento, por exemplo. Seu sabor é muito apreciado, pois ele não tem o gosto forte como o de outras espécies. Lembrando o peixe só pode ser utilizado se for de reserva de manejo ou de criatórios legalizados.

 

Dica do Chefe

O prato acompanha muito bem um arroz com castanha do Pará, um arroz com amêndoas laminadas ou um arroz branco puro. Para beber, um vinho branco português, um jovem vinho verde ou até mesmo um espumante brut.

(Foto: Márcio Silva/Freelancer)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por