CIÊNCIA AMBIENTAL

Povos indígenas são reconhecidos na revista Science como especialistas em biodiversidade

Com co-autoria de Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAAM, a publicação lista práticas indígenas que ajudam a proteger a floresta

26/01/2025 às 18:10.
Atualizado em 26/01/2025 às 18:10

Criadores da “terra-preta” são reconhecidos no artigo “Indigenização da ciência de conservação para uma Amazônia sustentável” em tradução livre. (Foto: Divulgação)

Criadores da “terra-preta”, sistemas agroflorestais e protetores de 27% da Amazônia, povos indígenas são reconhecidos como especialistas em biodiversidade e conservação da floresta no artigo “Indigenização da ciência de conservação para uma Amazônia sustentável” em tradução livre, publicado na revista Sciencie neste mês de dezembro.

Com co-autoria de Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a publicação lista práticas indígenas que ajudam a proteger a floresta e propõe que conhecimentos originários devem ser inseridos no processo científico. Esse reconhecimento reforça que a ciência incorpora conhecimentos indígenas na conservação para construir estratégias mais eficazes e alinhadas à realidade da Amazônia.

A publicação reforça que soluções de conservação ambiental que desconsideram saberes indígenas, frequentemente, geram resultados ineficazes a longo prazo e desrespeitam os direitos da natureza.

Admitindo que a ciência ambiental tem, historicamente, ignorado ou se apropriado de conhecimentos originários, o artigo argumenta que é preciso romper com este padrão e dialogar com especialistas indígenas para inserir princípios milenares presentes em culturas indígenas. Ao adotar esse novo paradigma, a ciência incorpora conhecimentos indígenas na conservação de forma ética e colaborativa, valorizando práticas ancestrais.

“Por muito tempo, a Ciência ocidental percebeu a conservação como o isolamento da floresta e dos seres humanos, nos saberes tradicionais e indígenas, costumes de respeito e negociação com a natureza estão enraizados em sua cultura e espiritualidade. Para romper processos de degradação e destruição da floresta, a ciência precisa olhar para os saberes indígenas e construir abordagens mais plurais e eficazes”, explica Alencar.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por