Projeto será enviado ainda essa semana; governador também divulgou balanço de 2024
Wilson Lima, governador do Amazonas (Foto: Daniel Brandão)
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), confirmou nesta segunda-feira (3) a criação de três novas secretarias na estrutura do Estado: Pesca e Aquicultura, Proteção e Bem-Estar Animal e Pessoa com Deficiência. O anúncio ocorreu durante a leitura da mensagem governamental de 2025 na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Enquanto as secretarias de Pesca e de Bem-Estar Animal são novas, a de Pessoa com Deficiência retoma o status de secretaria. A pasta existiu até o último governo de Amazonino Mendes, entre 2017 e 2019, sob o nome de Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), a qual foi extinta no primeiro mandato de Wilson Lima.
A intenção do governador em criar as novas pastas circulava nos bastidores desde a última semana de janeiro. Na coletiva após a solenidade, o governador informou que ainda não escolheu os nomes dos titulares das secretarias, mas a deputada estadual Joana Darc (União) confirmou que existe a possibilidade de assumir a Proteção e Bem-Estar Animal. Para a imprensa, a parlamentar destacou que, ainda que não chefie a pasta, a sua criação é uma vitória para o movimento dos direitos dos animais.
Com relação a cogitação de seu nome para comandar os trabalhos, Joana Darc disse estar conversando com Wilson Lima e confirmou as chances de ser nomeada, mas deixou a possibilidade em aberto. Segundo ela, é preciso avaliar o cálculo político.
A situação se repetiria caso Aldenor Lima, marido da deputada e médico veterinário de formação, fosse nomeado. Com sua saída, o ex-vereador Caio André retornaria ao cargo por ser o primeiro suplente do União Brasil na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Questionado se o governo estadual possui orçamento para custear as novas secretarias, Wilson Lima afirmou que usará as estruturas de pastas já existentes para alocar os novos espaços.
Para a Pessoa com Deficiência, a estrutura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) será utilizada para implementação dos projetos governamentais voltados a esse público.
Ao longo de quase uma hora de discurso, Wilson Lima apresentou um balanço das ações do governo em 2024, dividindo entre pontos temáticos: saúde, educação, segurança pública e habitação. No primeiro quesito, o chefe do Executivo defendeu as mudanças administrativas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu, apontando “resultados positivos” na criação do Complexo Hospitalar Sul.
Na segurança, além da convocação de profissionais e da promessa de convocar ainda neste ano os aprovados restantes no concurso da Polícia Militar do Amazonas, o governador destacou a inauguração do batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), entrega de 200 novas viaturas e 10 mil novos equipamentos, “incluindo armamentos, munições não letais e itens concorrentes”.