politica

Wilson Lima confirma criação de três novas secretarias no governo

Projeto será enviado ainda essa semana; governador também divulgou balanço de 2024

Lucas dos Santos
03/02/2025 às 16:03.
Atualizado em 03/02/2025 às 16:03

Wilson Lima, governador do Amazonas (Foto: Daniel Brandão)

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), confirmou nesta segunda-feira (3) a criação de três novas secretarias na estrutura do Estado: Pesca e Aquicultura, Proteção e Bem-Estar Animal e Pessoa com Deficiência. O anúncio ocorreu durante a leitura da mensagem governamental de 2025 na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Enquanto as secretarias de Pesca e de Bem-Estar Animal são novas, a de Pessoa com Deficiência retoma o status de secretaria. A pasta existiu até o último governo de Amazonino Mendes, entre 2017 e 2019, sob o nome de Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), a qual foi extinta no primeiro mandato de Wilson Lima.

“Quero só, ainda falando de ações do governo para o ano de 2025, meu presidente [Roberto Cidade], fazer um apelo à vossa excelência e aos senhores e senhoras deputados dessa casa para que aprovem a mensagem que nós iremos encaminhar para a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura, para a Secretaria de Proteção o Bem-Estar Animal. Nós vamos recriar uma secretaria que é importante e ganhou muita relevância no nosso governo, a Secretaria da Pessoa com Deficiência”, disse.

A intenção do governador em criar as novas pastas circulava nos bastidores desde a última semana de janeiro. Na coletiva após a solenidade, o governador informou que ainda não escolheu os nomes dos titulares das secretarias, mas a deputada estadual Joana Darc (União) confirmou que existe a possibilidade de assumir a Proteção e Bem-Estar Animal. Para a imprensa, a parlamentar destacou que, ainda que não chefie a pasta, a sua criação é uma vitória para o movimento dos direitos dos animais.

“Eu fiz esse pedido diretamente para o governador durante todos esses anos que eu estou aqui na Assembleia Legislativa, e ele sempre disse: ‘Joana, vamos esperar o momento certo para a gente implementar’. Então, eu estou extremamente feliz, estou construindo isso junto com o governo, que tem me ouvido nas solicitações. A gente precisa ampliar o serviço de castração, a gente precisa colocar o hospital público para funcionar o mais rápido possível”, disse.

Com relação a cogitação de seu nome para comandar os trabalhos, Joana Darc disse estar conversando com Wilson Lima e confirmou as chances de ser nomeada, mas deixou a possibilidade em aberto. Segundo ela, é preciso avaliar o cálculo político.

“Eu também preciso fazer a minha análise pessoal disso junto com o vereador Aldenor Lima, porque ele também fica na mesma situação, para a gente verificar como vai ser feita essa composição. A gente tem também a questão da suplência do União Brasil, porque se eu saio, assume a vereadora [Professora] Jacqueline, naturalmente como deputada, e isso levaria o Caio André para a Câmara Municipal”, explicou.

A situação se repetiria caso Aldenor Lima, marido da deputada e médico veterinário de formação, fosse nomeado. Com sua saída, o ex-vereador Caio André retornaria ao cargo por ser o primeiro suplente do União Brasil na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Questionado se o governo estadual possui orçamento para custear as novas secretarias, Wilson Lima afirmou que usará as estruturas de pastas já existentes para alocar os novos espaços.

“Com relação à secretaria de Pesca, nós já temos uma na Secretaria de Produção Rural [Sepror]. Então nós vamos trazer essa estrutura que já tem lá para poder criar a secretaria. Da mesma forma que a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal é um departamento que fica na Secretaria de Meio Ambiente. Eu tenho ali os castramóveis, eu tenho o hospital veterinário que nós vamos inaugurar esse ano, eu já tenho uma estrutura dentro”, ressaltou.

Para a Pessoa com Deficiência, a estrutura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) será utilizada para implementação dos projetos governamentais voltados a esse público.

Balanço geral

Ao longo de quase uma hora de discurso, Wilson Lima apresentou um balanço das ações do governo em 2024, dividindo entre pontos temáticos: saúde, educação, segurança pública e habitação. No primeiro quesito, o chefe do Executivo defendeu as mudanças administrativas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu, apontando “resultados positivos” na criação do Complexo Hospitalar Sul.

“Nas cirurgias ortopédicas, passamos de uma média de 5 cirurgias para 12 a 15 por dia. A ortopedia é a maior demanda do 28 de Agosto, sobretudo em função de uma verdadeira de acidentes de automóveis e motos que temos em Manaus. Na semana passada foi realizada, também no 28 de Agosto, a primeira cirurgia por videolaparoscopia, um procedimento inédito na unidade feita em pacientes de urgência e emergência”, elencou.

Na segurança, além da convocação de profissionais e da promessa de convocar ainda neste ano os aprovados restantes no concurso da Polícia Militar do Amazonas, o governador destacou a inauguração do batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), entrega de 200 novas viaturas e 10 mil novos equipamentos, “incluindo armamentos, munições não letais e itens concorrentes”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por