Eleições 2024

Vinte e oito candidatas disputam as prefeituras de 22 municípios do interior do AM

Enquanto isso, Manaus não conta com nenhuma candidata

Lucas dos Santos
11/08/2024 às 11:45.
Atualizado em 11/08/2024 às 11:45

(Fotos: Divulgação)

Diferente de Manaus, que vai para a terceira eleição seguida sem mulheres na disputa pela prefeitura, no interior do Amazonas elas encabeçam 28 chapas ao longo de 22 municípios. Os números foram coletados das atas das convenções partidárias e do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand) e podem ser ainda maiores ao final dos registros de candidatura no próximo dia 15 de agosto

O recorde de candidatas é do Município de Anamã, com três candidatas a prefeita e três a vice. A chapa que representa a atual gestão é encabeçada por Jessica Conegundes (União), que tem como vice Ana do Jandeco (PSD). Na oposição há Katia Dantas (MDB) como candidata a prefeita, além da chapa formada por Dra. Yamile Viana (Podemos) e Irmã Vanny (PSDB). A candidata Adenilza (PDT) vem como vice da chapa encabeçada pelo candidato Annanias Mesquita (PSB).

O segundo município com mais mulheres candidatas é Manacapuru, maior colégio eleitoral do interior amazonense. A vice-prefeita Valcileia Maciel (MDB) disputa o cargo de prefeita com o apoio do atual gestor, Beto D’Angelo (Republicanos). As outras candidatas compõem as chapas adversárias na posição de vice: Sammya Benício (PSDB), Joelma Rodrigues (PSOL) e Edmaria Vasconcelos (PL).

No município, a disputa é polarizada entre Valciléia e ex-prefeito Angelus Figueira (DC), que terá como vice Sammya Benício (PSDB), esposa do vereador e presidente da Câmara Municipal, Tchuco Benício (PSD).

Em São Gabriel da Cachoeira, há quatro mulheres candidatas a vice-prefeita: atual vice Eliane Falcão (PT), Dona Jaci (PRD), Guiomar Falcão (Avante) e Bete Baniwa (Solidariedade). Os cabeças de chapa, por outro lado, são todos do sexo masculino.

 Polarização

 Em dois grandes colégios do interior as eleições para a prefeitura polarizam entre homens e mulheres. No Município de Parintins, terceiro maior do Amazonas, o pleito tem como principais candidatos a vereadora Brena Dianná (União) e o vereador Mateus Assayag (PSD). Curiosamente ela tem como vice um homem, Massilon Cursino (PSB), e ele uma mulher, Vanessa Gonçalves (MDB).

A disputa ainda conta com a ex-primeira-dama Michelle Valadares (Novo), que tem como vice o pastor Alfredo Felix (Novo).

Um cenário mais polarizado ainda é visto no Município de Maués, com somente duas candidaturas disputando o cargo de prefeito. O primeiro é o atual vice-prefeito Mazzini Leite (PSD), da coligação “A Força que Vem do Povo”, que disputará contra a ex-vereadora Macelly Veras (PDT), da opositora “Unidos por Maués”.

 Maioria

 Dos 13 municípios em que o eleitorado feminino é maior que o masculino, sete possuem candidatas mulheres à prefeitura: Josi Lopes (PT) em Coari, Professora Áurea (MDB) em Eirunepé, a vice-prefeita Mercedes Vargas (União) em Jutaí, Valcileia Maciel em Manacapuru, Brena Dianná em Parintins, Maria Bonita (PSD) em Tabatinga e Edjane Rodrigues (PT) em Tefé.

Entretanto, somente Professora Áurea, Valcileia Maciel e Brena Dianná são apontadas como favoritas de acordo com as últimas pesquisas eleitorais divulgadas para os municípios.

 Três eleições sem candidatas

 O cenário visto no interior do Amazonas é o contrário do que ocorre na cidade de Manaus. Desde as eleições de 2016, mulheres não são lançadas como cabeça de chapa na disputa pela prefeitura da capital.

A última mulher a participar de uma eleição como candidata a prefeita foi a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que chegou ao segundo turno, em 2012, mas acabou perdendo para o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (sem partido). Na eleição seguinte, as únicas mulheres a participar do pleito foram Cristiane Balieiro, então filiada ao PSB e vice do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB); e Taly Nayandra (PCB), vice de Professor Queiroz (PSOL).

Nas municipais de 2020, quatro mulheres foram candidatas a vice: Marklize Siqueira (PSOL), vice de Zé Ricardo (PT); Conceição Sampaio (PSDB), vice de Alfredo Nascimento (PL); Dô Brasil (PCdoB), vice de Marcelo Amil (PCdoB); e Maria Auxiliadora (PSTU), vice de Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O cenário se repete em 2024, com quatro mulheres candidatas a vice: Nancy Segadilha (Cidadania), vice do deputado Amom Mandel (Cidadania); Professora Maria do Carmo (Novo), vice do deputado Capitão Alberto Neto (PL); Professora Renata (Mobiliza), vice do deputado Wilker Barreto (Mobiliza); e Damiana Amorim (PSTU), vice de Gilberto Vasconcelos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por