Eleições 2024

Veja o balanço de crimes eleitorais que aconteceram no Amazonas

Quantias em dinheiro, materiais de campanha e uma arma de fogo foram as apreensões deste domingo (06)

Arquipo Góes
online@acritica.com
06/10/2024 às 19:27.
Atualizado em 06/10/2024 às 19:27

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) comunicou durante coletiva de balanço das eleições deste ano que registrou crimes eleitorais no 1º turno das eleições municipais no estado. As informações foram divulgadas na sede do tribunal.

Segundo o Delegado da Polícia Federal, Fábio Pessoa, algumas das ocorrências atendidas pela PF em Manaus, aconteceram nas primeiras horas da manhã,  a primeira foi uma suposta compra de votos realizada em uma casa no bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus. 

A segunda, materiais de campanha e cestas básicas que estavam sendo distribuídas foram apreendidas. A terceira, cabos eleitorais que estavam fazendo compra de votos foram detidos com aproximadamente R$8 mil reais. A quarta, materiais de campanha e R$1.500 reais foram apreendidos com outros cabos eleitorais. A quinta, uma arma de fogo e material de campanha foram apreendidas e uma pessoa foi presa nesta ocorrência.

No interior do AM

No município de Itacoatiara, a Polícia Federal identificou uma possível compra de votos, durante a manhã, pessoas foram detidas e uma determinada quantidade em dinheiro foi apreendida.

Em Tefé, aconteceu uma apreensão de mais de 70 mil reais que estava sendo destinado para compra de votos.

Em Coari, o pai de um candidato a prefeito foi detido pela Policia Federal por estar realizando compra de votos, ele foi encaminhado até a delegacia do município, mas foi liberado depois. 

O presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões repudiou todas as ocorrências feitas no estado.

“Os crimes eleitorais são infrações que comprometem a integridade do processo eleitoral. A tipificação penal visa proteger a autenticidade do processo, garantir a liberdade eleitoral e manter padrões éticos nas atividades eleitorais”, disse o presidente do TRE-AM.

Santinhos pelas ruas

O presidente do TRE-AM, também destacou a prática ilegal de "santinhos" arremessados pelas ruas em Manaus que foram registradas na votação deste domingo (06). Simões informou que os casos de propaganda vão ser investigados para identificar e multar os candidatos envolvidos.

"Isto é uma prática maléfica que deixa nossa cidade suja. É uma conduta que além de infração ambiental é tipificada como crime eleitoral", disse o desembargador.

De acordo com as autoridades, os detidos por crimes de menor potencial, na capital, foram encaminhados à Delegacia Geral da Polícia Civil, enquanto os suspeitos de crimes de maior gravidade foram levados para a sede da Polícia Federal.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por