Única mulher a comandar o governo do Amazonas interinamente lançou obras com crônicas sobre sua vida pessoal e política
Beth Azize, ex-deputada federal e autora dos livros O silêncio dos sinos e Minha voz na política (Foto: Jeiza Russo)
A ex-deputada federal Beth Azize lançou nessa quinta-feira (13) os livros ‘O silêncio dos sinos’ e ‘Minha voz na política’, que retratam crônicas de sua história pessoal e política no estado do Amazonas. Para a imprensa, a ex-parlamentar afirmou que guardou os fatos que estão escritos nas obras “como se fosse um troféu” e que “tudo que um ser humano possa sentir está nesses livros”.
Enquanto ‘O silêncio dos sinos’ retrata a parte pessoal de Beth Azize, a obra ‘Minha voz na política’ mostra seu dia a dia como parlamentar. Terceira mulher a ser eleita à Câmara Municipal de Manaus (CMM), ao lado de Otalina Aleixo, no pleito municipal de 1976, Beth Azize também foi a primeira e, até agora, única mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), quando chegou a ocupar interinamente o governo estadual, sendo também a única mulher a exercer o cargo.
Uma de suas crônicas retrata uma realidade que não mudou no estado do Amazonas e outras unidades da federação: o apadrinhamento político, fazendo crítica à postura do então governador Henoch Reis sobre seus assessores. Esse e muitos outros textos já ocuparam as páginas do jornal A Crítica, onde Beth Azize escrevia sua coluna a convite do fundador Umberto Calderaro
Durante a apresentação do livro, demonstrou certo desencanto com a política brasileira e criticou a postura de algumas mulheres na política atual, afirmando que elas “não sabem transmitir com palavras os problemas que estão aos pés da gente”.
A escritora infanto-juvenil Leyla Leong, amiga antiga de Beth Azize, lhe parabenizou pelo lançamento das obras, principalmente ‘O silêncio dos sinos’, que mostra histórias de sua família na cidade de Manaus desde antes da implantação do modelo Zona Franca, que transformou o lugar.
Para o professor e cientista social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Wilson Nogueira, Beth Azize representa tanto a participação feminina na política quanto na literatura, relembrando sua trajetória como vereadora, deputada estadual, deputada federal constituinte e a “única mulher a ocupar o governo do estado”.