Eleições 2024

Trinta e sete ex-parlamentares na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus

Ex-deputados e ex-vereadores, alguns há mais de uma década longe das disputas eleitorais, concorrem este ano às 41 vagas da CMM

Lucas dos Santos
politica@acritica.com
08/09/2024 às 13:13.
Atualizado em 08/09/2024 às 13:13

Os partidos que mais possuem antigos políticos como candidatos são o Avante, com sete candidatos; e PSD e PRD, com seis candidatos cada um. (Fotos: Divulgação)

Entre os 832 candidatos registrados para disputar a Câmara Municipal de Manaus (CMM), 37 são ex-parlamentares que tentam retornar a um cargo eletivo.  Os partidos que mais possuem antigos políticos como candidatos são o Avante, com sete candidatos; o PSD e o PRD, com seis candidatos cada um; e o PL, com quatro candidaturas.

Dos 37 nomes, o candidato mais antigo é o ex-vice-prefeito de Manaus, Félix Valois (PT). Tendo cumprido cargos de vereador e deputado estadual, Valois foi vice-prefeito da capital pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) entre 1989 e 1993. 

O segundo mais antigo é Nonato Oliveira (PSD), cuja último cargo foi o de deputado estadual entre 1991 e 1995. Após ele, há o ex-vereador Gilberto Martins (Solidariedade), que exerceu o cargo entre 1993 e 1997. Entretanto, Gilberto foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral e talvez não seja eleito mesmo que receba votos.

Entre os filiados ao Avante, do prefeito David Almeida, a candidata mais antiga é Aninha Nascimento, cujo último mandato de vereadora foi entre 1997 e 2001. Outros candidatos do partido que chegaram a ser eleitos em 2012 e 2016 e tentam retornar em 2024 são Socorro Sampaio, Junior Ribeiro, Sargento Bentes Papinha, Dr. Ewerton Wanderley, Reizo Castelo Branco e Tony Medeiros, que foi deputado estadual e vice-prefeito de Parintins.

Além de Nonato Oliveira, outros cinco nomes concorrem pelo PSD de Omar Aziz: Henrique Medeiros, que foi vereador em Parintins; e os ex-vereadores manauaras Rosi Matos, Jornada, Claudio Proença e Peixoto, que foi eleito em 2020 mas perdeu a cadeira para Isaac Tayah (MDB) após seu partido ter os votos cassados por fraude à cota de gênero.

No PRD, do deputado estadual Felipe Souza, estão o ex-deputado estadual Edilson Gurgel e os ex-vereadores Paulo Jorge, Wilton Lira, Vilma Queiroz, Joãozinho Miranda e Everaldo Farias. Já no PL há o ex-vereador Jorge Maia, o ex-vice-governador Henrique Oliveira e os ex-deputados Chico Preto e Delegado Pablo.

Os ex-vereadores Eloi Abreu, Sildomar Abtibol e Fred Mota tentam voltar à CMM filiados ao Podemos de Alessandra Campêlo. No Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Marcelo Serafim, o ex-vereador Elias Emanuel e o ex-deputado Dermilson Chagas também tentam retornar à política. No Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-deputado Zé Ricardo se junta a Felix Valois na mesma empreitada.

Unitariamente, concorrem ainda os ex-vereadores Amauri Colares (Agir), André Luiz (DC), Professor Bibiano (PDT), Álvaro Campelo (PP), Mauro Teixeira (PSDB) e Professora Therezinha Ruiz (União).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por