oficial

TRE-AM diploma eleitos após pleito em meio à seca histórica

A cerimônia realizada nesta terça-feira (17) marca o encerramento da eleição e atesta publicamente a posse dos candidatos vitoriosos nas urnas

Waldick Junior
waldick@acritica.com
17/12/2024 às 19:45.
Atualizado em 17/12/2024 às 19:45

41 vereadores eleitos no pleito desse ano foram diplamados pelo TRE-AM (Foto: Jeiza Russo)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) diplomou os 41 vereadores e a chapa eleita à prefeitura de Manaus no pleito deste ano. A cerimônia realizada nesta terça-feira (17) marca o encerramento da eleição e atesta publicamente a posse dos candidatos vitoriosos nas urnas.

O evento foi marcado pela conclusão de uma eleição ocorrida durante a maior estiagem da história do Amazonas. Apesar do cenário, a taxa de abstenção dos eleitores ficou em 23,39%, a menor entre as capitais da região Norte e a quinta menor do país.

Estiveram na mesa oficial o presidente do  TRE-AM, desembargador João Simões; o juiz do pleito, Rafael Raposo; o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza; a procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas, Leda Mara; dentre outras autoridades.

“Hoje estamos transferindo, em nome do povo da cidade, o povo de Manaus, a responsabilidade para que o prefeito eleito, David Almeida, o vice-prefeito, Renato Júnior, todos os vereadores e vereadoras cuidem de nós”, afirmou João Simões.

Durante discurso, o presidente da Corte também fez um apelo à maior eleição de vereadoras mulheres para a Câmara Municipal. Neste pleito, três conquistaram vagas: Thayssa Lippy (PRD), professora Jacqueline (União) e Yomara Lins (Podemos).

“As mulheres são parte importante desse processo de decisão. Venham mais mulheres. Nós não queremos concorrer com as mulheres. Queremos que elas partilhem conosco esse poder”, disse.

Prefeito

O prefeito reeleito, David Almeida, ficou responsável por representar os diplomados em discurso. Na fala, o gestor voltou a ressaltar que fará um segundo mandato voltado “para todos”, sem qualquer distinção.

“Eu sou o prefeito de quem votou em mim e de quem não votou em mim. De quem pensa como eu e de quem discorda de mim. Acima de tudo, sou o prefeito de todas as classes, denominações e categorias”, discursou.

Compromisso

O juiz do pleito, Rafael Raposo, destacou que a cerimônia de posse não é apenas formalidade, mas um símbolo da confiança depositadas pelos eleitores nas mãos dos candidatos eleitos.

“O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas confia que os eleitos exercerão seu mandato com o compromisso de servir o interesse público, com respeito aos princípios da Constituição e aos valores fundamentais da democracia”, pontuou.

O Amazonas conta com mais de 2,7 milhões de eleitores, sendo 1,4 milhão em Manaus. Como preparação para a eleição deste ano, parte das urnas eletrônicas começou a ser enviada em agosto, com algumas sendo transportadas de helicóptero para garantir a chegada em áreas isoladas. Em 3 de outubro, o Rio Negro em Manaus atingiu a cota de 12,69 metros, ultrapassando o recorde de 2023, quando o afluente alcançou 12,70 metros na régua de Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por