A cerimônia realizada nesta terça-feira (17) marca o encerramento da eleição e atesta publicamente a posse dos candidatos vitoriosos nas urnas
41 vereadores eleitos no pleito desse ano foram diplamados pelo TRE-AM (Foto: Jeiza Russo)
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) diplomou os 41 vereadores e a chapa eleita à prefeitura de Manaus no pleito deste ano. A cerimônia realizada nesta terça-feira (17) marca o encerramento da eleição e atesta publicamente a posse dos candidatos vitoriosos nas urnas.
O evento foi marcado pela conclusão de uma eleição ocorrida durante a maior estiagem da história do Amazonas. Apesar do cenário, a taxa de abstenção dos eleitores ficou em 23,39%, a menor entre as capitais da região Norte e a quinta menor do país.
Estiveram na mesa oficial o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões; o juiz do pleito, Rafael Raposo; o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza; a procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas, Leda Mara; dentre outras autoridades.
“Hoje estamos transferindo, em nome do povo da cidade, o povo de Manaus, a responsabilidade para que o prefeito eleito, David Almeida, o vice-prefeito, Renato Júnior, todos os vereadores e vereadoras cuidem de nós”, afirmou João Simões.
Durante discurso, o presidente da Corte também fez um apelo à maior eleição de vereadoras mulheres para a Câmara Municipal. Neste pleito, três conquistaram vagas: Thayssa Lippy (PRD), professora Jacqueline (União) e Yomara Lins (Podemos).
“As mulheres são parte importante desse processo de decisão. Venham mais mulheres. Nós não queremos concorrer com as mulheres. Queremos que elas partilhem conosco esse poder”, disse.
O prefeito reeleito, David Almeida, ficou responsável por representar os diplomados em discurso. Na fala, o gestor voltou a ressaltar que fará um segundo mandato voltado “para todos”, sem qualquer distinção.
“Eu sou o prefeito de quem votou em mim e de quem não votou em mim. De quem pensa como eu e de quem discorda de mim. Acima de tudo, sou o prefeito de todas as classes, denominações e categorias”, discursou.
O juiz do pleito, Rafael Raposo, destacou que a cerimônia de posse não é apenas formalidade, mas um símbolo da confiança depositadas pelos eleitores nas mãos dos candidatos eleitos.
“O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas confia que os eleitos exercerão seu mandato com o compromisso de servir o interesse público, com respeito aos princípios da Constituição e aos valores fundamentais da democracia”, pontuou.
O Amazonas conta com mais de 2,7 milhões de eleitores, sendo 1,4 milhão em Manaus. Como preparação para a eleição deste ano, parte das urnas eletrônicas começou a ser enviada em agosto, com algumas sendo transportadas de helicóptero para garantir a chegada em áreas isoladas. Em 3 de outubro, o Rio Negro em Manaus atingiu a cota de 12,69 metros, ultrapassando o recorde de 2023, quando o afluente alcançou 12,70 metros na régua de Manaus.