No interior do Amazonas

TCE investiga terceira eleição seguida de presidente da Câmara de Urucará

Pedido de afastamento ainda deve ser avaliado por auditor da Corte de Contas

Lucas dos Santos
06/02/2025 às 16:18.
Atualizado em 06/02/2025 às 16:18

(Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vai investigar a recondução pela terceira vez seguida do vereador Antônio Laurentino da Silva, o Antônio Mecânico (União), para a presidência da Câmara Municipal de Urucará.

A representação foi admitida pela presidente da Corte, Yara Lins, conforme despacho publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE nessa quarta-feira (5). A ação foi protocolada pelo procurado Ruy Marcelo Alencar, do Ministério Público de Contas (MPC).

Segundo o documento, o procurador recebeu uma denúncia sobre a eleição de Antônio Mecânico pelo terceiro biênio seguido como presidente da mesa diretora da Câmara, “juntamente com a emenda à Lei Orgânica do Município e a ata da sessão preparatória da mesa diretora da Câmara Municipal de Urucará para o biênio 2025-2026”.

Na representação, Ruy Marcelo destaca ainda que a legislação só permite apenas uma recondução sucessiva para o mesmo cargo independente da legislatura, matéria já consolidada por entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador pede que o TCE, de forma cautelar, suspenda a posse de Antônio Mecânico como presidente da Câmara de Urucará.

Em sua manifestação, a conselheira-presidente Yara Lins admitiu a tramitação do caso na Corte, mas não deu prosseguimento direto para o afastamento do vereador. Esse pedido deverá ser analisado pelo relator do caso, o auditor Alber Furtado de Oliveira Júnior.

O caso se assemelha ao do deputado estadual Roberto Cidade (União), que teve sua terceira recondução suspensa após decisão do ministro do STF Cristiano Zanin. Na época, o magistrado destacou que a eleição do parlamentar ocorreu antes do tempo permitido. A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), após isso, fez uma nova eleição e reconduziu Cidade à presidência para o biênio 2025-2026 com 22 votos a favor.

Além de Cidade, os deputados estaduais reelegeram a mesma mesa diretora que havia sido derrubada por Zanin: o primeiro vice-presidente Adjuto Afonso (União), o segundo vice-presidente Abdalla Fraxe (Avante), a terceira vice-presidente Joana Darc (União), a secretária-geral Alessandra Campelo (Podemos), o primeiro-secretário Delegado Péricles (PL), o segundo-secretário Cabo Maciel (PL), o terceiro-secretário João Luiz (Republicanos), o corregedor Sinésio Campos (PT) e o ouvidor Felipe Sousa (PRD).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por