Procedimento estava previsto para o início do segundo semestre, mas assinatura chegou apenas neste mês
(Foto: Agência Infra)
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa (PSB), anunciou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assina nesta quarta-feira (4) o contrato da dragagem da enseada do rio Madeira e da costa do Tabocal. A informação foi confirmada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB).
O termo será firmado pelo DNIT junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento, chefiado pela ministra Simone Tebet (MDB). A expectativa é de que o serviço ocorra em até 15 dias. Em julho, a empresa paulista DTA Engenharia venceu a licitação de R$ 118,9 milhões para realizar os serviços de dragagem e sinalização no rio Amazonas entre Manaus e Itacoatiara, Costa do Tabocal e Foz do Madeira.
A licitação foi liberada ainda no mês de junho e esperava-se que os serviços tivessem começado no início do segundo semestre, em julho. Na época, o DNIT informou à reportagem de A CRÍTICA que já havia obtivo o licenciamento ambiental para a dragagem dos rios e que seguiria o rito para divulgar o edital de contratação.
Ao todo, serão investidos mais de R$ 500 milhões para os serviços de dragagem ao longo dos rios Amazonas e Solimões nos trechos Manaus-Itacoatiara, Coari-Codajás, Benjamin Constant-Tabatinga e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença pelos próximos cinco anos.