ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Roberto Cidade chama adversários de capacitistas

Candidato já teve propaganda excluída por preconceito. Agora, atribui a adversários preconceito por ele ter "língua presa"

Lucas dos Santos
27/09/2024 às 14:47.
Atualizado em 27/09/2024 às 14:47

O deputado estadual e candidato à prefeitura de Manaus Roberto Cidade (União), que já teve propaganda excluída pela justiça por praticar preconceito, denunciou em peça publicitária que está sendo vítima de "capacitismo" por ter anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa. Capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas deficientes.

“Meus adversários, sem ter nada mais grave pra dizer ao meu respeito, partiram para o ataque mais canalha: usar um defeito físico para tentar me humilhar e me constranger como candidato e como ser humano. A primeira vez aconteceu em um debate e partiu de um candidato que diz defender a causa dos autistas”, disse em referência a Amom Mandel (Cidadania).

Em um dos debates, Amom corrigiu a pronúncia da palavra “problema”, pronunciada momentos antes como "poblema" por Roberto Cidade. O trecho viralizou nas redes sociais do candidato do Cidadania, que tem menos tempo de TV e costuma utilizar os debates para criar cortes como esse.

Em sua propaganda, Cidade também reclamou de provocação do candidato Capitão Alberto Neto (PL) que, segundo ele, “usou o seu tempo no rádio e na televisão para também debochar do fato de eu ter a língua presa”.

E o "ataque mais recente", afirma Cidade, veio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). "David debochou de mim em uma entrevista ao vivo na televisão”, reclamou o candidato do União Brasil. O prefeito, durante entrevista à TV A Crítica, mencionou em tom de brincadeira a dificuldade do deputado em pronunciar a palavra problema. 

Transfobia

No início de setembro, a Justiça Eleitoral determinou a retirada do ar de uma peça publicitária de Roberto Cidade por ser considerada preconceituosa. A decisão foi assinada pelo juiz Roberto Taketomi. Na propaganda, Cidade tentava associar, com um viés negativo, a imagem de Amom Mandel ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e à deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), que é uma mulher trans.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por