tentativa de golpe

Presidente da Coreia do Sul anuncia que vai suspender a lei marcial

A decisão de Yoon Suk Yeol vem após a lei marcial decretada por ele mesmo ser impugnada mediante uma votação na Assembleia Nacional

AFP
03/12/2024 às 17:54.
Atualizado em 03/12/2024 às 17:54

(Foto: Reprodução)

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol , anunciou na madrugada desta quarta-feira (4, tarde de terça em Brasília) que irá suspender a lei marcial, após o Legislativo se manifestar contra a medida decretada horas antes pelo mandatário, que alegou ser necessária para proteger o país das "forças comunistas" norte-coreanas.

"Há pouco, a Assembleia Nacional pediu a revogação do estado de emergência, e retiramos os militares destacados para as operações da lei marcial. Acataremos o pedido da Assembleia Nacional e suspenderemos a lei marcial em uma reunião de gabinete", declarou Yoon em um discurso transmitido pela televisão.

Lei marcial 

A decisão de Yoon Suk Yeol vem após a lei marcial decretada por ele mesmo ser impugnada mediante uma votação na Assembleia Nacional e o líder opositor, Lee Jae-myung. Segundo o presidente, a medida havia sido para barra a atuação de "forças antiestatais", afirmando que sua decisão visa proteger o país das "ameaças" que o norte comunista representa.

"Para salvaguardar uma Coreia do Sul liberal das ameaças representadas pelas forças comunistas da Coreia do Norte e eliminar elementos antiestatais... declaro lei marcial de emergência", disse Yoon Suk Yeol em um discurso exibido ao vivo pela televisão.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por