David Almeida diz que escolha por virtual novo presidente foi dos vereadores, sem influência dele, e que gestão anterior da Casa "não estava preocupada com Manaus"
Prefeito fez elogios ao vereador David Reis e disse que poderes devem ser independentes, porém harmônicos (Foto: Paulo Bindá)
O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que enfrentou uma “oposição muito raivosa” na Câmara Municipal de Manaus (CMM) durante a segunda metade do seu primeiro mandato. Ele também elogiou o mandato do vereador David Reis (Avante) à frente da Casa Legislativa até 2022. O parlamentar já é dado como eleito para presidir a Câmara no biênio 2025-2026.
“Nos dois últimos anos eu tive uma oposição muito raivosa na Câmara Municipal de Manaus. Eles não estavam preocupados, naquele momento, com a cidade de Manaus, eram questões políticas, porque diante de todas as perspectivas que a gente tinha de resultados positivos, eu ainda tinha que enfrentar uma câmara municipal muito difícil”, disse Almeida.
O prefeito concedeu entrevista ao jornalista Dante Graça durante a edição do programa A Crítica Notícia na noite desta terça-feira (31). A conversa, que teve pouco mais de 20 minutos, está disponível na íntegra no canal da emissora no YouTube. Assista cliando aqui.
Questionado sobre se tinha uma escolha para a presidência do Legislativo municipal nos próximos dois anos, Almeida ressaltou que não interferiu na escolha. Na resposta, porém, deu uma forte sinalização ao preferido para o cargo, o vereador David Reis, filho do secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis.
“Os poderes são independentes, porém harmônicos. Um poder não pode trabalhar para inviabilizar o outro. Os vereadores por conta própria decidiram pela eleição do David Reis. Amanhã (1º de janeiro) muito provavelmente será confirmada a eleição dele para os dois próximos anos”, disse.
“Essa foi uma decisão exclusiva dos vereadores. A gente conversou, eu consultei e não tenho feito nenhuma interferência. Eu tenho a certeza que a Câmara vai escolher um presidente que ajudou muito o poder Legislativo, melhorou as estruturas do poder Legislativo e foi, sem dúvida, um grande presidente”, complementou.
Entrevista completa foi veiculada no programa A Crítica Notícia
Na segunda metade do mandato de David Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi o vereador Caio André (União), que não conseguiu se reeleger. Entre os conflitos com o poder Executivo, destacou-se a acusação feita pelo vereador de que a prefeitura estaria "segurando" recursos destinados à Câmara Municipal. O prefeito também teve dificuldade de aprovar pedidos de empréstimos para tocar projetos da gestão.
Em um balanço da sua primeira gestão, David Almeida avaliou que alcançou resultados positivos. Ele voltou a ressaltar que geriu a cidade durante duas secas históricas e na segunda metade da pandemia de covid-19.
“Fizemos um primeiro mandato de muitas entregas, muitas conquistas, muitos avanços e ele nos preparou para esse segundo mandato. A população de Manaus aprovou a nossa gestão e agora a gente tem um novo desafio, que é deixar que o ritmo possa ser diminuído, para que as entregas não possam diminuir”, disse.
O prefeito, que é de direita e no passado já se declarou eleitor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também comentou sobre a sua aproximação com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), próximos ao presidente Lula (PT). No último encontro de David com o petista, o Executivo garantiu o repasse de R$ 495 milhões para quatro obras de mobilidade urbana na capital amazonense.
Prefeito destacou parcerias com o Governo Federal
“Nós fizemos um reajuste na máquina administrativa para termos também recursos e fazer os investimentos necessários. É dessa forma que o governo federal está fazendo. A gente tem perspectivas de receber recursos para fazer investimento em infraestrutura e eu acredito que essa perspectiva se tornará uma realidade, a partir do início do ano”, destacou o prefeito.
Ele também garantiu que estará ao lado de Eduardo Braga e Omar Aziz na eleição de 2026, quando o primeiro deve disputar a reeleição para o Senado e o segundo para o governo estadual. “Eles estiveram comigo em 2024 e estarei com eles em 2026”, afirmou David Almeida.
Ainda no campo da política, o prefeito declarou que não teve uma conversa com o governador Wilson Lima (União), com quem rompeu oficialmente durante a eleição municipal deste ano, após apoiar a sua reeleição para o governo em 2022. No pleito deste ano, Wilson apoiou a candidatura do deputado estadual Roberto Cidade (União), que terminou em quarto lugar, com 17,01% dos votos.
“No campo de vista pessoal é muito boa, já no campo administrativo ela foi interrompida. Fato. Nós ainda não nos falamos depois da eleição, mas acredito que depois do Ano Novo a gente possa se falar. Aquilo que for melhor para cidade de Manaus e que possa ter ajuda do Estado, será bem vindo”, pontuou.
Confira a entrevista na íntegra: