RebBeca Garcia

'Pior já passou', diz ex-superintendente da Zona Franca sobre redução do IPI

Em entrevista para A CRÍTICA, a ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebbeca Garcia, avaliou que “o maior risco” para o Polo Industrial “já passou”

Waldick Junior
online@acritica.com
29/11/2022 às 19:17.
Atualizado em 29/11/2022 às 19:54

(Foto: Jeiza Russo)

Em entrevista para A CRÍTICA, a ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebbeca Garcia, avaliou que “o maior risco” para o Polo Industrial “já passou”, se referindo aos decretos federais assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o país, retirando  competitividade do modelo econômico amazonense.

“Naquele período, acho que todos ficamos preocupados, mas acredito que hoje está tranquilo, vamos aguardar. Temos sempre que estar preocupados, já que o sucesso do nosso modelo depende do entendimento de quem está no governo federal, mas acho que o maior risco já passou”, disse Rebecca, que também é ex-deputada federal.

Em meio à suspensão dos decretos que reduziram o IPI em uma ação no Supremo Tribunal Federal, em setembro, o governo publicou um novo decreto, preservando produtos que representam 95% a 97% do faturamento do Polo. Porém, empresas que ficaram de fora ainda tentam retomar os incentivos que possuíam anteriormente.

“Tem um novo governo aí, acho que tudo vai ser reavaliado. Temos nossa bancada federal que está no debate. Eu me sinto tranquila”, afirmou Rebbeca.

A ex-parlamentar participou, ontem, do 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA), e falou sobre a importância de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a economia da região.

“O Polo Industrial tem que se adequar às novas tecnologias e tem feito isso com muita competência, há investimento por parte da empresas. A bioeconomia nasce com muita força e precisamos nos apropriar disso, e o Polo é um grande parceiro nessa área”, pontuou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por