Segundo turno

Pesquisas viram arma na disputa em Manaus

Quase todas as sondagens do 2º turno apontam empate na margem de erro, alternando a vantagem numérica entre os candidatos

Lucas dos Santos
politica@acritica.com
23/10/2024 às 08:14.
Atualizado em 23/10/2024 às 08:14

Das 12 mais recentes pesquisas de intenção de voto, Alberto Neto leva vantagem em sete, já o prefeito David Almeida divulgou em suas redes resultado da pesquisa Quaest que lhe aponta à frente (Fotos: Instagram/Perfis dos candidatos)

As pesquisas de intenção de voto têm sido usadas  como uma das principais armas das campanhas  David Almeida (Avante) e  Capitão Alberto Neto (PL) seja para minar as forças do adversário seja para ampliar o apoio do eleitorado por meio do chamado voto útil. Das 12 mais recentes sondagens registradas e divulgadas neste segundo turno, sete mostram o deputado federal com vantagem numérica,  enquanto cinco apontam o prefeito à frente. Na margem de erro, quase todas dão empate técnico. 

Em suas redes sociais, por exemplo, o prefeito mostra um levantamento da  Quaest em que aparece em primeiro lugar. A publicação não cita, mas a pesquisa aponta David Almeida com 43% das intenções de voto contra 42% de Alberto Neto. Na publicação, ele diz: “Mano! Deu na Globo! Estamos na frente nessa reta final de campanha! Começamos a semana confiantes que vamos seguir transformando Manaus”.

O deputado Alberto Neto também se utiliza do mesmo expediente, mas com uma pesquisa do instituto RealTime Big Data. Na publicação, o parlamentar mostra os votos válidos, em que aparece com 51% contra 49% de David Almeida. Na intenção de votos, Alberto tem 43% contra 42% do prefeito de Manaus.

No cenário geral, as últimas pesquisas divulgadas para a Prefeitura de Manaus mostram um cenário de empate técnico David e Alberto, com os dois candidatos se alternando na liderança a depender da empresa que fez o levantamento. Dois desses levantamentos se diferem dos demais: os dos institutos Projeta, divulgado em 17 de outubro, e Eficaz, divulgado nesta segunda-feira Ambas as pesquisas dão larga vantagem para David Almeida.

A pesquisa Projeta mostra o prefeito com 48,32% das intenções de voto contra 37,8% de Alberto Neto, fora da margem de erro de 2,98%. Brancos e nulos são 6,74% do levantamento, enquanto os indecisos correspondem a 7,14%.

Nas tabelas da Eficaz Pesquisas, David tem 47,3% e Alberto 41%, vantagem de mais de 6% para o prefeito. Brancos e nulos somam 5,7% e indecisos são 6%. Essas duas pesquisas são as únicas com grande vantagem para um dos candidatos. Todas as outras mostram um cenário de empate técnico entre os disputantes.

Além da Quaest, da Projeta e Eficaz, as outras pesquisas que indicam David à frente foram realizadas pelo instituto Perspectiva, com 46,5% dele contra 43,1% para Alberto, e Paraná Pesquisas, onde o prefeito lidera com 46% contra 45,5% do deputado. O parlamentar bolsonarista aparece também na frente nos levantamentos das empresas 100% Cidades (46%) AtlasIntel (49,5%), Direto ao Ponto (46,5%), Iveritas (47,04%), Marca (41,67%) e Action (44,1%).

 Cenário de empate

 Apesar da divergência na liderança, o analista Afrânio Soares, presidente da Action, avalia que o cenário majoritário é de empate técnico entre David Almeida e Alberto Neto. Nessas condições, segundo ele, “qualquer um dos dois pode ganhar”.

“Não interessa quem estaria na frente com 51% ou atrás com 49%, 48%. Qualquer um dos dois nessa [condição], em resultados como esse, pode ganhar. Existe uma flutuação na margem de erro que normalmente representa 3%. Quando eu falei 51% a 49%, eu me refiro a votos válidos. Nos votos totais também está havendo uma aproximação”, disse.

Para o especialista, o cenário das pesquisas não está em descompasso e que a maioria dos institutos está captando as intenções de voto dentro de margens de erro aceitável.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por