Definição sobre área onde Omar Aziz irá atuar na transição será feita após encontro com Lula, em Brasília
Omar ganhou prestígio com Lula e escolha pode pesar em definição de ministério (Foto: Divulgação)
O senador Omar Aziz (PSD-AM) vai integrar a Comissão de Transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A transição está sendo comandada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
O convite foi feito pelo presidente eleito e aceito por Omar Aziz após uma conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que também é do PSD. Como Omar preside uma comissão do Senado, ele precisou falar com o presidente do Congresso Nacional, uma vez que ele precisará se afastar dos trabalhos no Senado.
Pesou a favor de Omar a experiência no Executivo, uma vez que ele já foi governador do Amazonas. Uma conversa com o presidente eleito poderá acontecer na noite de hoje, em Brasília, ou amanhã pela manhã, a depender da chegada de Lula à capital federal.
Somente após essa conversa é que ficará definido em que área Omar irá atuar na transição. Apesar de se colocar à disposição de Lula para trabalhar em qualquer área que possa colaborar ativamente, Omar demonstra mais afinidade com as áreas de Infraestrutura e Segurança Pública - esta última bandeira de seus mandatos como governador e área onde ele já foi inclusive secretário de Estado.
A escolha de Omar para integrar a comissão de transição o coloca como real candidato a ocupar um ministério no Governo Lula. Até aqui, o senador vem afirmando que não tratou com o presidente eleito sobre essa questão, mas ele irá figurar na comissão ao lado de nomes altamente cotados para exercer cargos ministeriais, como é o caso da senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-ministro Aloízio Mercadante.