Mudanças no interior

Metade dos municípios campeões de queimadas elege novos prefeitos

Dos dez municípios amazonenses com mais queimadas, metade optou por candidatos de oposição às gestões atuais

Waldick Junior
online@acritica.com
06/10/2024 às 22:10.
Atualizado em 06/10/2024 às 22:10

Prefeitos eleitos nos municípios que lideraram no ranking de focos de queimadas no Amazonas (Reprodução/redes sociais)

Dos dez municípios com mais focos de queimadas neste ano, metade optou por eleger prefeitos que fazem oposição  às atuais gestões. A maior parte das cidades está na região sul do estado, onde estão concentrados os maiores níveis de desmatamento e queimadas. Em 2024, o Amazonas bateu recorde anual de incêndios e várias cidades, incluindo Manaus, ficaram encobertas por fumaça.

Marquinhos Macil (MDB) foi eleito em Apuí, no sul do Amazonas. De janeiro deste ano até 6 de outubro, Apuí registrou 4.470 focos de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) (Reprodução/ Redes Sociais)

 No município com mais queimadas do Amazonas, Apuí, a vitória ficou com Marquinhos Macil (MDB) que derrotou por 42,73% a 41,67% o atual prefeito Marcos Lise (União), do partido do governador Wilson Lima. De janeiro deste ano até 6 de outubro, Apuí registrou 4.470 focos de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

 

Gerlando Lopes (PL) foi eleito em Lábrea. Município registrou 4.087 focos de calor neste ano (segundo pior). (Reprodução/ Redes Sociais)

 Já em Lábrea, que registrou 4.087 focos de calor neste ano (segundo pior), o prefeito eleito foi Gerlando Lopes (PL), com 51,27% dos votos. Ele derrotou o vice-prefeito Mabi Canizo (União), que teve o apoio do prefeito atual, Gean Bairros, e alcançou 47,94% dos votos. 

Frank Barros (MDB) derrotou o ex-secretário da atual gestão, Edygley Melo (União) de 52,15% em Boca do Acre (Reprodução/ Redes Sociais)

 
No quinto município com mais queimadas do Amazonas, Boca do Acre, a população optou por Frank Barros (MDB), que derrotou o ex-secretário da atual gestão, Edygley Melo (União) de 52,15% dos votos contra 36,74%. Neste ano, Boca do Acre teve 1.749 focos de calor, conforme levantamento do Inpe.

 

Em Maués, a vitória da opositora Macelly Veras (PDT) foi sobre Mazzini Leite (PSD), irmão do deputado federal Sidney Leite (PSD) (Reprodução/ Redes Sociais)

 Em Maués, a vitória da opositora Macelly Veras (PDT) foi sobre Mazzini Leite (PSD), irmão do deputado federal Sidney Leite (PSD) e tio do atual prefeito do município, Júnior Leite. A porcentagem foi de 54,76% contra 45,24%. Segundo o Inpe, o município teve 742 focos de calor neste ano, o oitavo pior do Amazonas.

Toco Santana (Republicanos) venceu em Borba (Reprodução/ Redes Sociais)

 Apoiado pelo prefeito Simão Peixoto, o candidato de Borba Nildo Colares (Mobiliza) perdeu a eleição para o opositor Toco Santana (Republicanos) por 54,81% a 37,51%. Conforme levantamento do Inpe, o município teve 301 focos de calor neste ano, o décimo com mais queimadas do Amazonas. 

Eleitos e reeleitos

Entre os municípios com mais queimadas no estado, metade reelegeu prefeitos ou deu a vitória a candidatos apoiados pela atual gestão. Dentre eles, está o candidato Raiz (União), atual vice-prefeito de Novo Aripuanã, que foi eleito com 50,09% dos votos. O município é o terceiro do Amazonas com mais queimadas em 2024, 2.399 focos. 


Em Manicoré, quarto município com mais focos (1.785), o atual prefeito Lúcio Flávio (PSD) foi reeleito com 71,71% dos votos. O mesmo aconteceu em Humaitá, sexto com mais queimadas (1.340), onde o atual prefeito Dedei Lobo (União) foi reeleito. 


O cenário se repetiu em Tapauá, nono com mais queimadas (512), com a reeleição de Gamaliel Andrade (União) com 63,18% dos votos. Em Canutama, sétimo do ranking de queimadas (985), o atual prefeito Zé Roberto (União) foi reeleito com 76,99% dos votos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por