PROPOSTA REJEITADA

Maioria do AM vota contra criação de imposto para grandes fortunas

Emenda do PSOL ao segundo projeto da regulamentação da reforma tributária foi amplamente rejeitada

Lucas dos Santos
online@acritica.com
31/10/2024 às 13:55.
Atualizado em 31/10/2024 às 13:55

Cinco parlamentares deram voto 'não': Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos) (Fotos: Reprodução)

A Câmara dos Deputados rejeitou, por 262 votos a 136, a criação de um imposto sobre grandes fortunas (IGF) a partir de R$ 10 milhões no projeto de lei complementar (PLP) 108/24, segunda proposta que trata da regulamentação da reforma tributária. A emenda foi apresentada pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e foi votada na noite dessa quarta-feira (30).

Na bancada do Amazonas, a maioria deu votos contrários à proposta. Cinco parlamentares deram voto “não”: Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos). Os deputados Átila Lins (PSD) e Saullo Vianna (União) não votaram. O único voto a favor da emenda foi dado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania).

Com a rejeição da proposta de Ivan Valente, a Câmara concluiu a votação do projeto de lei que regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que irá substituir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual, e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), municipal. O texto agora segue para o Senado Federal.

Entre outros pontos, o projeto também regulamenta a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) e permite o uso da contribuição de iluminação pública para custear câmeras de vigilância.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por