Presidente esteve na Suframa ao lado de ministros após visita a comunidades do interior
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a Manaus nesta terça-feira (Foto: Junio Matos)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu iniciar o asfaltamento definitivo da rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), antes de terminar seu mandato no fim de 2026. A fala ocorreu em reunião com mais de 50 prefeitos no fim da tarde desta terça-feira (10) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Ao lado do governador Wilson Lima (União), o presidente afirmou “na frente dos prefeitos e do povo do estado do Amazonas” que faria quantas reuniões fossem necessárias “antes de terminar meu mandato, a gente vai começar a fazer essa rodovia para que a gente estabeleça o pleno direito de cidadania do estado do Amazonas e de Manaus". Lula destacou, entretanto, que era necessário agir com responsabilidade no empreendimento.
Durante sua fala, o presidente relembrou que foi o que mais mandou recursos para o estado do Amazonas ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e criticou indiretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele não realizou grandes obras de infraestrutura na unidade a exceção de uma ponte de madeira de 16 metros no município de São Gabriel da Cachoeira.
Lula também citou a pandemia de Covid-19 e questionou “qual é a obra que foi feita aqui a não ser deixar faltar oxigênio para matar milhares de pessoas” durante janeiro de 2021.
Sobre os problemas climáticos, que permearam o debate desde as viagens ao interior, o presidente afirmou que o governo tem o objetivo de “estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas a partir do plano nacional de enfrentamento aos riscos climáticos extremos”.
No evento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), reforçou a necessidade de continuar o combate ao desmatamento e às queimadas e que Lula está trabalhando na estruturação de “um plano de emergência climática, para que a gente tenha mecanismos constantes de evitar que a floresta seja destruída”.
Lula ainda brincou sobre a suposta sorte que ele teria à frente do governo e sugeriu que poderá concorrer à reeleição em 2026.
A declaração do presidente ocorre no dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, em agosto, a inflação foi zerada no país. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou deflação (queda de preços), de 0,02%. Ele também justificou sua vinda ao Amazonas e a visita a comunidades afetadas pela vazante severa dos rios ao ressaltar que, no Brasil, tem um conjunto de pessoas que são invisíveis que necessitam da atenção do poder público.