A reunião aconteceu em Brasília junto dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga
A reunião contou com a presença dos senadores do Amazonas Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do prefeito de Manaus, David Almeida. (Ricardo Stuckert)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na manhã desta terça-feira (12/11), a pavimentação da BR-319 durante uma reunião com os senadores do Amazonas Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do prefeito de Manaus, David Almeida. A informação foi divulgada pelo deputado federal Saullo Vianna (União), que também participou do encontro.
“O presidente nos confirmou que a BR-319 finalmente vai sair do papel. Inclusive, o presidente disse que a própria ministra do meio ambiente, Marina Silva, que era contrária, ela hoje já começa a se manifestar favorável”, disse o deputado federal em vídeo publicado nas redes sociais.
Ao A Crítica, Vianna disse que o presidente não estabeleceu prazos, mas que adiantou a informação.
.
Anteriormente, a pavimentação do trecho do meio da BR-319 foi interrompida, mas os planos para recuperar a rodovia foram retomados após a Justiça Federal do Amazonas derrubar a decisão que suspendeu a licença prévia que autorizava as obras na estrada. Segundo o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, o governo está se programando para, até o fim de 2024, ter um cronograma de estudos básicos para cumprir as exigências do relatório divulgado em junho.
Quantos aos novos prazos e confirmação oficial do presidente, não foram divulgados. Nas redes sociais, o presidente Lula não mencionou a pavimentação da BR-319, mas publicou registros com o prefeito David Almeida e ressaltou a importância da reunião: “Falamos dos projetos importantes pro povo amazonense e da parceria com o governo federal no novo mandato. Bom trabalho”.
Nos comentários, David agradeceu ao presidente petista em tom amigável: “Grato, Presidente Lula, pelo diálogo aberto e pela parceria. Juntos, avançaremos nas demandas prioritárias para melhorar a qualidade de vida dos manauaras”.
De acordo com a publicação do senador do Amazonas Omar Aziz, além da BR-319, foram pleiteados investimentos em mobilidade urbana para Manaus e também em água potável para São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital). Aziz afirmou que o presidente tem interesse nas medidas. Ao todo, serão quatro projetos de mobilidade em Manaus.
“O presidente já demonstrou que tem muito compromisso com o nosso Amazonas”, disse.