Eleições 2024

Lista de pré-candidatos tem 11 ex-parlamentares

Relação de pré-candidaturas tem cinco ex-deputados estaduais, três ex-deputados federais, dois ex-vereadores e um ex-vice-prefeito

Lucas dos Santos
politica@acritica.com
18/05/2024 às 08:24.
Atualizado em 18/05/2024 às 08:24

Lista de ex-parlamentares que querem voltar ao poder é formada por Álvaro Campelo, Belarmino Lins, Chico Preto, Delegado Pablo, Eron Bezerra, Félix Valois, Luiz Castro, Marcelo Ramos, Sildomar Abtibol, Therezinha Ruiz e Zé Ricardo. (Reprodução/Internet)

A menos de cinco meses das eleições municipais, pelo menos onze ex-parlamentares tentarão retornar ao poder. Destes, três são pré-candidatos a prefeito: o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) e o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, e o ex-deputado estadual Belarmino Lins (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura de Fonte Boa.

Integrantes da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), Marcelo Ramos e Eron Bezerra disputam a indicação para concorrer a prefeito de Manaus. Eleito deputado federal com 106.805 votos em 2018 pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL), Marcelo Ramos não conseguiu a reeleição em 2022, quando concorreu pelo Partido Social Democrático (PSD) e recebeu 74.387 votos. Convidado pelo presidente Lula, o ex-deputado se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a prefeitura de Manaus.

Eron Bezerra, por sua vez, está fora do Legislativo desde 2010. O ex-parlamentar foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos entre 1991 e 2010. Na última eleição, candidatou-se a deputado federal e recebeu 80.288 votos, mas não conseguiu se eleger, ficando na condição de suplente. Já Belarmino Lins abriu mão de sua reeleição a deputado estadual para eleger seu filho, o deputado estadual George Lins (União). O ex-decano da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (ALE-AM) agora pode se candidatar a prefeito de Fonte Boa, um de seus principais redutos eleitorais no interior.

De olho na CMM

Outros oito ex-parlamentares tentam a vaga de  vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A lista vai desde parlamentares que não se reelegeram nas eleições municipais de 2020 e nas de 2022. Dentre os ex-vereadores estão Chico Preto (PL) e Sildomar Abtibol (Podemos). Em seu décimo partido desde o início de sua carreira política, Chico Preto elegeu-se vereador de Manaus pela primeira vez nas eleições de 1996 pelo extinto Partido Social Cristão (PSC), permanecendo no cargo até abril de 2008, quando assumiu a suplência de deputado estadual. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSD de Omar Aziz, deixando a sigla em 2013. Rompido com o ex-governador, candidatou-se ao governo do Amazonas em 2014, mas perdeu.

Em 2016, Chico Preto retornou à CMM pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), atual Mobiliza, e se candidatou a prefeito de Manaus pelo Democracia Cristã (DC) em 2020, sem sucesso. O parlamentar agora tenta voltar à casa legislativa pelo Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro, apoiando a candidatura do deputado Capitão Alberto Neto a prefeito de Manaus.

Ex-jogador do Nacional Futebol Clube, Sildomar Abtibol elegeu-se vereador pela primeira vez por meio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) nas eleições municipais de 2004. Embora não tenha sido reeleito nas eleições seguintes, assumiu pontualmente o cargo de vereador como suplente. Agora filiado ao Podemos, o ex-vereador busca retomar o cargo com apoio do deputado estadual Roberto Cidade (União), pré-candidato a prefeito de Manaus.

Ex-deputados federais

Dois ex-deputados federais também estão na disputa para o cargo de vereador em Manaus: Zé Ricardo (PT) e Delegado Pablo (PL). Mais votado em 2018 com 197.270 votos, o petista Zé Ricardo acabou não conseguindo se reeleger em 2022, mesmo tendo recebido 89.017 votos, pois a Federação Brasil da Esperança não ultrapassou o número mínimo de votos para eleger um deputado.

Zé Ricardo estava cotado para concorrer a prefeito de Manaus, como fez nas eleições de 2016 e 2020. Com o convite de Lula para Marcelo Ramos, o ex-deputado retirou seu nome e afirmou que irá concorrer a vereador de Manaus.

Na outra ponta, Delegado Pablo também tenta retornar à cena política. Eleito em 2018 com 151.649 votos pelo extinto Partido Social Liberal (PSL), o político acabou como suplente do União Brasil nas eleições de 2022 com 43.521 votos, cujas vagas foram vencidas por Saullo Vianna e Fausto Júnior. Agora no PL de Jair Bolsonaro, Pablo lança seu nome a vereador de Manaus apoiando Alberto Neto para a prefeitura.

Disputa à CMM tem ex-deputados

Quem também compõem a lista são os ex-deputados estaduais Luiz Castro (PDT), Therezinha Ruiz (União) e Álvaro Campelo (PP). Castro está fora do Legislativo desde 2018, quando concorreu ao Senado pela Rede Sustentabilidade (REDE) em vez de tentar a reeleição para deputado estadual. Por uma mínima diferença de votos, perdeu a segunda vaga para Eduardo Braga. Agora filiado e presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Castro defende o apoio a Roberto Cidade para que a legenda consiga emplacar vereadores e seu nome está entre os cotados para concorrer.

Já Therezinha Ruiz e Álvaro Campelo não conseguiram se eleger deputados estaduais no pleito de 2022. A ex-deputada concorreu pelo Partido Liberal e recebeu 24.080 votos, abaixo da novata Débora Menezes, com 32.406, e de Delegado Péricles, com 24.715. A professora  ingressou nas disputas eleitorais nos anos 2000, sendo eleita deputada estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL) - que se tornou o extinto Democratas (DEM) - em 2006 com 15.531 votos. Tentou reeleição em 2010, mas ficou na suplência. Dois anos depois, foi eleita vereadora de Manaus pelo DEM com 5.308 votos, sendo reeleita em 2016 com 7.571 votos.

Deixou o cargo para se eleger deputada estadual em 2018 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo eleita com 17.111 votos. Permaneceu no cargo até perder a reeleição em 2022.

O ex-deputado Álvaro Campelo, por sua vez, foi eleito vereador de Manaus pela primeira vez em 2012 pelo PP, sendo reeleito em 2016 por média. Em 2018, também por média, foi eleito deputado estadual. Tentou concorrer à reeleição em 2022 pelo Partido Verde (PV), sem sucesso. Agora, é pré-candidato a vereador novamente pelo PP, que tem como principais candidatos atualmente o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, e o vereador Rodrigo Guedes.

Saiba mais

De volta

O ex-vice-prefeito de Manaus Félix Valois anunciou sua candidatura a vereador de Manaus pelo PT nas últimas semanas. Embora tenha tido uma experiência curta no legislativo entre 1983 e 1986, continuou participando da cena política ao exercer a função de secretário de Justiça do Amazonas durante a segunda gestão de Amazonino Mendes.

Fora do jogo eleitoral desde o início dos anos 1990, o advogado afirmou que aceitou o compromisso de lançar sua pré-candidatura “para representar a minha cidade com integridade, transparência e empenho”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por