Promotora foi a mais votada em eleição interna do MP-AM, derrotando Alberto Nascimento
Leda Mara Nascimento Albuquerque, promotora de Justiça (Foto: Hudson Fonseca / Aleam)
A promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque foi a candidata mais votada entre os membros ativos do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e foi escolhida para concorrer à lista sêxtupla de indicados para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A ex-procuradora-geral de Justiça recebeu 99 votos, enquanto o atual procurador-geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, recebeu 36 votos. Doze pessoas votaram em branco e uma anulou.
Leda concorre à indicação da cadeira da ministra aposentada Laurita Vaz. Após a magistrada deixar o STJ, a Corte determinou aos Ministérios Públicos Estaduais e ao Ministério Público Federal (MPF) que realizassem consultas entre seus membros para indicação de nomes que deverão disputar a vaga.
Após o recebimento dos nomes, o tribunal deverá marcar uma sessão plenária para formar uma lista tríplice, a qual será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que indicará um dos concorrentes. Ao final, o escolhido será sabatinado pelo Senado Federal e, caso aprovado, tomará posse do cargo.
Atualmente, o único amazonense a compor o STJ é o ministro Mauro Cambell, que já ocupou a chefia do Ministério Público do Amazonas.
Leda Mara Albuquerque tem graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e já ocupou cargos de delegada de polícia, professora universitária. Possui especialização em direito penal e processual e mestrado em Direito no Centro Universitário de Brasília.
No judiciário, ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1996 e chegou a chefiar o órgão entre 2018 e 2022 por indicação do então governador Amazonino Mendes.