POSSE

Leda Mara Albuquerque assume cargo de procuradora-geral do MPAM

A promotora de justiça já ocupou o cargo entre os anos de 2018 a 2020. Ela afirmou que investirá na capacitação dos promotores para lidar com crimes virtuais

Emile de Souza
politica@acritica.com
15/10/2024 às 19:01.
Atualizado em 15/10/2024 às 19:01

Leda Mara Nascimento Albuquerque, promotora de Justiça (Foto: Paulo Bindá)

A promotora de justiça Leda Mara Albuquerque assumiu, na tarde desta terça-feira, o cargo de procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pela segunda vez durante seus 28 anos de atuação na instituição. Ela já ocupou o cargo entre os anos de  2018 a 2020. A nova  chefe do MP-AM afirmou que investirá na capacitação dos promotores para lidar com crimes virtuais.

“No século 21, os problemas se intensificaram e hoje lidamos com uma série de demandas que há 20 anos não tínhamos, como a crise climática, por exemplo. Essa crise afeta sobremaneira o nosso estado, além dos problemas relacionados à tecnologia, como os crimes cibernéticos que não conhecíamos até pouco tempo”, afirmou a procuradora-geral.

Leda Mara ressaltou que irá qualificar a estrutura, assim como promotores e procuradores, para lidar com crimes cibernéticos. “Nós precisamos capacitar nosso quadro de promotores de justiça e procuradores para esse enfrentamento. Treinar nossos promotores que recepcionam essas demandas”, destacou.

A procuradora-geral de justiça disse ainda que o quadro de profissionais do MP-AM é insuficiente para a quantidade de demandas.

“O MP ainda tem problemas sérios de estrutura, porque, na medida em que aumentam as demandas, aumentam as necessidades de contarmos com um quadro de pessoas, um quadro técnico, inclusive promotores de justiça, na proporção desses problemas”, afirmou.

A procuradora informou que irá chamar os aprovados no último concurso público, conforme a disponibilidade orçamentária.

“Nós tivemos recentemente um concurso público para promotores de justiça. Empossamos 25 novos colegas, mas ainda temos um quadro de reservas e também fizemos concurso para servidores. É claro que não na proporção da nossa necessidade, mas não temos servidores para serem chamados e, de acordo com a disponibilidade financeira e orçamentária, nós vamos chamar os concursados”, ressaltou.

Leda Mara colocou a estiagem como um tema prioritário para o MP-AM. “A estiagem é um problema que nos afeta internamente, pois temos colegas do interior que levam dias para chegar às suas comarcas. É claro que isso é um problema interno, mas também temos o olhar para a população afetada pela estiagem, o que nos remete à falta de alimentos e crianças fora da escola. Temos casos de municípios que suspenderam suas aulas, que ficaram no formato virtual, e isso é extremamente prejudicial para a qualidade do ensino que estamos buscando”, disse a procuradora.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por