O candidato Kennedy Tiradentes não participou da entrevista por motivos de agenda
Jean Cleuter Mendonça e Grace Benayon, candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) (Fotos: Junio Matos)
O portal A CRÍTICA entrevistou os advogados Jean Cleuter Mendonça e Grace Benayon, candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), cujas eleições ocorrem nesta terça-feira (19). O portal também convidou o candidato Kennedy Tiradentes, que não participou da entrevista por motivos de força maior.
As entrevistas completas podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico https://www.youtube.com/portalacriticaam. As eleições da OAB-AM iniciam às 9h e encerram às 17h em todo território estadual.
Continuidade
Na entrevista, Jean afirmou confiar na experiência tanto própria quanto de seus companheiros de chapa, enquanto Grace destaca a pluralidade de seus companheiros de disputa. O atual presidente, que concorre à reeleição, relembra que garantiu sua vitória na terceira tentativa e ressaltou a atuação de sua vice, a advogada Denize Aufiero.
Além da experiência, Jean Cleuter destacou em sua gestão a transparência o espaço dado aos advogados. Segundo ele, “a sala da presidência hoje é de portas abertas, mas abertas mesmo. Não tem secretária, o advogado que chegar, entra”.
Chapa plural
Ex-presidente da OAB no Amazonas, Grace Benayon foi eleita vice de Marco Aurélio Choy em 2018 para o triênio 2019-2021. Após a saída de Choy, que assumiu a Procuradoria-Geral do Município (PGM) no primeiro ano da gestão de David Almeida (Avante), Grace comandou a entidade no auge da pandemia de Covid-19, um momento “absolutamente desafiador”.
A candidata destacou a articulação com o embaixador da China e o governo do Amazonas para garantir oxigênio durante a pandemia. Sobre sua chapa, Grace Benayon ressalta a pluralidade dos nomes, variando entre pessoas jovens e mais experientes, a exemplo de sua vice Adriane Magalhães, que levanta a bandeira das “prerrogativas da advocacia”.
Oposição
Apesar de não ter participado da entrevista, o candidato Kennedy Tiradentes se lança como um nome de oposição à gestão de Jean Cleuter, apostando na renovação ao lado de Marco Bacelar, se definindo como um advogado militante – termo usado para quem exerce a advocacia no dia a dia dentro de tribunais e fóruns.
Ele conta com o apoio do advogado Paulo Maffioletti, que perdeu a última eleição para Jean Cleuter. Maffioletti fazia parte do grupo “Movimento de Advogados Pró-Bolsonaro” e mostrava um perfil conservador e contrário ao então presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, chamado por ele, à época, de “esquerdista convicto, braço do José Dirceu, e serve ao PT”.