entrevista

Gilberto Vasconcelos apresenta propostas para o Governo do AM

Candidato do PSTU ao Governo do Amazonas defende reestatização na saúde, auditoria de contratos e arborização em Manaus

Dante Graça
31/08/2026 às 19:06.
Atualizado em 31/08/2026 às 19:06

Gilberto Vasconcelos, candidato ao Governo do Amazonas pelo PSTU (Foto: Reprodução)

O candidato do PSTU ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026, professor Gilberto Vasconcelos, apresentou as principais diretrizes do seu plano de gestão para o estado. A plataforma do partido propõe um rompimento com a reprimarização da economia local e coloca como prioridades a geração de postos de trabalho dignos, remuneração adequada e a valorização do patrimônio socioambiental amazonense.

Na área da saúde, Vasconcelos defendeu o fim da terceirização da gestão de hospitais e unidades públicas para empresas privadas. Segundo o candidato, o atual modelo encarece as despesas estaduais, atrasa repasses e precariza as condições de trabalho dos profissionais. A proposta da legenda é reestatizar os serviços para garantir gestão direta do Estado e realizar auditorias detalhadas nos contratos vigentes.

Ao abordar as questões climáticas e os impactos da fumaça e das queimadas que afetam o estado, Vasconcelos pontuou que os fenômenos globais exigem ações práticas no plano local. Entre as iniciativas citadas para amenizar as altas temperaturas, o candidato defendeu investimentos expressivos na arborização urbana de Manaus.

Para a segurança pública, o candidato sustentou que a diminuição da violência passa necessariamente pela garantia de emprego, renda e perspectivas de futuro para a juventude. Vasconcelos também criticou a superlotação do sistema carcerário, apontando ineficiência do poder público tanto na repressão e prevenção ao crime quanto na oferta de políticas de recuperação para os detentos.

Vasconcelos também comentou os critérios da legislação eleitoral que restringem a presença de partidos sem bancada representativa no Congresso em debates de rádio e televisão. O candidato enfatizou a necessidade de ampliar a pluralidade no debate político para que a população conheça projetos alternativos voltados à classe trabalhadora no Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por