pessimismo

Fórum mundial de indígenas condena resultados da COP 29: ‘nada a comemorar’

Fórum criticou a remoção de garantia dos direitos indígenas do texto final da Nova Meta Quantificada Coletivas sobre Financiamento Climático (NCQG), que prevê US$ 300 bilhões anuais até 2035 aos países em desenvolvimento

Waldick Junior
online@acritica.com
25/11/2024 às 18:26.
Atualizado em 25/11/2024 às 18:38

(Foto: Pepyaká Krikati/Coiab)

Em declaração final, o Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas condenou os resultados da 29ª Conferência das ONU sobre Mudanças Climáticas, que encerrou no domingo (24). O Caucus Indígena é a plataforma oficial dos povos originários na COP e  tem como co-presidente para América Latina e Caribe a liderança indígena Sineia Wapichana, de Roraima.

“Os povos indígenas das sete regiões socioculturais desejam condenar os métodos antiéticos e os resultados ainda mais antiéticos que esta COP produziu. Não há nada para comemorar aqui hoje”, diz o início do documento.

O Fórum criticou a remoção de garantia dos direitos indígenas do texto final da Nova Meta Quantificada Coletivas sobre Financiamento Climático (NCQG), que prevê US$ 300 bilhões anuais até 2035 aos países em desenvolvimento. O recurso deve ser provido pelas nações desenvolvidas e ser usado para mitigação e adaptação à mudança do clima.

“Nossas terras, águas, Belo e territórios estão derretendo e queimando. Nossos povos estão sofrendo. Não podemos mais esperar. Esperar que sejamos gratos por 300 bilhões de dólares até 2035 e esperar que sejamos gratos por vocês lucrarem com nossas mortes evitáveis”, consta na carta.
“Não há transição justa sem que os direitos dos povos indígenas sejam totalmente respeitados. Todas as ações de adaptação e transição justa devem nos reconhecer como os parceiros cruciais e iguais - os detentores de direitos - que somos”, acrescenta o Caucus.

O documento encerra com o alerta para que os países se comprometam novamente com a meta de não deixar o aquecimento da terra ultrapassar os 1,5 ºC. Também há pedido para que os combustíveis fósseis, principais causadores das mudanças climáticas, sejam abandonados gradualmente.

“Façam a transição para sistemas sustentáveis que respeitem os direitos humanos e os direitos dos povos indígenas. Oferecemos a você a liderança, as soluções e as contribuições de nossas comunidades nesta lista coletiva pela sobrevivencia”, finaliza a carta.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por