Atrasados nas eleições

Eleitores são pegos de “surpresa” com novo horário de votação e chegam atrasados

População chegou para votar após as 16h e afirmou não saber sobre os novos horários

Emile de Souza e Lane Azevedo
online@acritica.com
06/10/2024 às 16:54.
Atualizado em 06/10/2024 às 20:24

Padronização dos horários de votação a partir do horário de Brasília fez a eleição em Manaus ser encerrada às 16h, o que acabou pegando muita gente de surpresa (Daniel Brandão)

Com os novos horários de votação estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 7h às 16h, mais de 100 eleitores da Escola Estadual Bernardino Lindoso chegaram atrasados para votar. 

De acordo com os servidores do TSE que regulam a entrada e saída de pessoas, em período de 10 minutos, mais de 20 pessoas compareceram à escola e se depararam com os portões fechados

Márcio Anderson chegou após as 16h no Quarentão e deu de cara com os portões fechados (Daniel Brandão)

 O eleitor Marcio Anderson, 44, afirmou que estava trabalhando em uma obra no Tarumã e foi liberado pouco antes de encerrar a votação. 

“A gente que é trabalhador que sempre sai prejudicado. O cara ainda tem a cara de pau de dizer na frente da gente que vai ter que vai ter que procurar o TRE para pagar uma multa”, disse o eleitor.

Marcio Anderson relatou que não sabia do novo horário estabelecido pelo TSE. 

“Eu nem sabia, porque todo ano a eleição vai até 17h. Essa eu não sei porque veio até 16h, trabalho lá no tarumã-açú, pertinho”, ironizou o eleitor

Eleitores chegam atrasados para votar no Colégio José Bernardino Lindoso, o Quarentão (Daniel Brandão)

 Além dele, outras pessoas falaram com o A Crítica sobre não saber do novo horário, como o caso de José Melo e Rosangela Melo. 

“Não foi nem informado, não passou nem na televisão. Não tem nada na internet, pesquisa, nada” disse Rosângela.

Enquanto José afirmou que foram “pegos de surpresa” e que tinham saído da Torquato Tapajós às 15h20, achando que o horário seria até às 17h. 

O eleitor Edu de Souza disse que trabalha na madrugada e usou parte do dia para dormir e que programou seu voto para às 16h. 

“Eu vi que era até às 17h, por que que fizeram isso? Ainda é 16h10”, disse Souza.

Eleitores chegaram atrasados e encontraram os portões fechados após as 16h (Daniel Brandão)

 Questionado se não viu as informações do horário eleitoral, Anderson Matos afirmou que era uma novidade.

“Não vi, achava que era até às 17h. Eu estava em casa, pois estava confiando que ia até esse horário”, disse Anderson.

 

Atrasados na zona Sul

Na Escola Estadual Sant’ana, localizada no Bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, a equipe do A CRÍTICA registrou eleitores que ficaram de fora da votação.

Neste ano, na capital do Amazonas as votações iniciaram às 7h e encerram às 16h, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para adequar o resultado ao horário de Brasília, que está uma hora à frente.

Eleitores chegaram atrasados para votar em escola na zona Sul de Manaus (Reprodução)

 Para o professor Jorge Souza a mudança de horário “confundiu” na hora de chegar às urnas.

“Normalmente é até às 17h, então eu estava esperando isso. Ainda choveu muito forte, esperei estabilizar. Eu não tinha verificado esse horário, por isso, não pude exercer meu voto”, explicou.

Não votei, e agora?

Caso o eleitor não exerça a obrigatoriedade do voto, a justificativa deve ser apresentada, preferencialmente, pelo e-Título , aplicativo da Justiça Eleitoral. A justificativa pode ser apresentada em até 60 dias após cada turno. Além do e-Título, o procedimento pode ser feito pelo Sistema Justifica, no portal do TSE.

Por sua vez, o eleitor que não votou e nem justificou deverá pagar multa de R$ 3,51. A multa é aplicada por cada eleição. Se o eleitor não votar no primeiro turno nem no segundo, serão duas multas, uma para cada um dos turnos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por