Zona Franca

Deputado do Paraná defende mostrar Zona Franca de Manaus como ‘case de preservação ambiental’

Parlamentar destaca o potencial do estado se tornar o primeiro desenvolvido ecologicamente

Lucas dos Santos
19/11/2024 às 16:46.
Atualizado em 19/11/2024 às 16:46

(Roque de Sá/Agência Senado)

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) afirmou que a Zona Franca de Manaus (ZFM) deve ser divulgada como o “maio case de preservação ambiental do mundo” por fazer com que mais de 90% da floresta amazônica fosse preservada. O deputado lembra que, nos últimos 30 anos, somente 2% da mata nativa foi derrubada. A fala ocorreu no início da audiência pública que tratou da Zona Franca de Manaus na regulamentação da reforma tributária, na manhã desta terça-feira (19).

“Eu vislumbro o futuro da Zona Franca, olhando a COP e o G20 e os discursos dos grandes líderes do mundo: a Zona Franca de Manaus, a Amazônia Legal brasileira não precisa de trocados, de tostões, de alguns milhões de dólares; ela precisa dar continuidade a um projeto bem-sucedido, que comprovou, na prática, a preservação”, disse Hauly.

O deputado destaca que esse fato não ocorre em mais nenhum lugar do mundo e que os custos da Zona Franca ao país estão embutidos na preservação ambiental gerada.

“Eu sugeriria a Sua Excelência o Presidente Lula que vendesse esse case lá já, nessa semana; fazer um vídeo de sucesso e falar: ‘Olha, o que nós queremos é que vocês nos ajudem’. Não é para vir aqui o Biden, dar US$50 milhões e vir fazer um passeio, como na antiguidade faziam os reis, que passavam pelas províncias soltando as moedas de ouro para o povo. É muito mais sério, muito mais profundo. Estados Unidos poderia comprar mais do Brasil? Compre da Zona Franca, coloque lá, fortaleça as próprias empresas, porque as nossas empresas grandes são todas também transnacionais, não é? Tem as nacionais, tem as transnacionais. É só turbinar, fazer parceria. E o Amazonas seria o primeiro estado desenvolvido ecologicamente do mundo”, ressaltou.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), que presidia a mesa, agradeceu pela fala de Hauly e relembrou que a Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 por uma razão diferente, mas que “atirou no que viu e acertou no que não viu”.

“Atirou para substituição das importações e acertou no maior programa de sustentabilidade ambiental do Brasil e do mundo. Não há similar”, disse.

Luiz Carlos Hauly está no oitavo mandato como deputado federal pelo Paraná e é o autor original da proposta da reforma tributária. Suplente do partido após as eleições de 2022, ele assumiu a vaga de Deltan Dallagnol, que teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por