ÚLTIMAS PROPAGANDAS

David foca em realizações e Alberto se agarra a Bolsonaro no último dia de propaganda eleitoral

Últimas publicidades foram ao ar nesta sexta-feira; votação ocorre neste domingo

Lucas dos Santos
25/10/2024 às 15:40.
Atualizado em 25/10/2024 às 15:40

(Fotos: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

No último dia disponível para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV nesta sexta-feira (25), o prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) adotaram estratégias distintas para convencer o eleitorado manauara. Enquanto o candidato à reeleição aposta em divulgar realizações de sua gestão, o opositor foca em críticas, no discurso anticorrupção e na presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha.

No vídeo exibido às 12h, David Almeida afirma que fez uma campanha “baseada no respeito e no amor” que tem pela capital, “sem apelar para ataques pessoais ou propostas fantasiosas”, em referência às frequentes críticas de Alberto Neto.

“Mostrei o que fiz e o que pretendo fazer para continuar mudando uma cidade que, há quatro anos atrás, parecia adormecida, mas hoje está mais viva e vibrante do que nunca”, disse.

A peça publicitária destaca a origem humilde do prefeito no bairro Morro da Liberdade, contento falas de apoiadores e pessoas que faziam parte da convivência de David Almeida. O vídeo também elenca feitos da gestão nos últimos quatro anos, como a construção e a reforma de mais de 360 escolas, 5 mil vagas abertas em creches, construção e reforma de mais de 90 unidades básicas de saúde, na continuidade do Leite do Meu Filho e nas carretas da saúde da mulher.

O autônomo Fábio Maia compara no vídeo o prefeito David Almeida ao ex-governador Amazonino Mendes, falecido em 2023, no quesito de realização de obras na cidade de Manaus. O candidato a vice-prefeito Renato Júnior (Avante), ex-secretário de Feiras e de Infraestrutura, destaca a criação da feira flutuante, contenção de voçorocas e asfaltamento dos ramais da cidade.

Crítica

Por outro lado, o tom da propaganda de Alberto Neto é de fortes críticas à gestão David Almeida. Na inserção antes do horário eleitoral, a campanha do deputado coloca o prefeito como aliado dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) com conotação negativa e como responsável pelo aumento de 40% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e pelo fim do Auxílio Manauara.

Já na propaganda do horário eleitoral gratuito ao meio-dia, Alberto Neto acusa David de ter prometido creches em Manaus, “não fez muita coisa, mas disse que fez”.

“Ele prometeu cuidar da saúde. Não cuidou, mas disse que sim. Prometeu aumentar a segurança, ela piorou, mas ele disse que melhorou. Prometeu cuidar de Manaus e dos Manauaras, mas agora chega: essa história precisa de um final feliz”, diz a narração.

A peça mostra ainda que Alberto Neto “é o candidato do Bolsonaro e do povo” que aprovou “a diminuição do preço dos combustíveis e aumentou o Bolsa Família para 600 reais”. A propaganda do parlamentar também se apega às pesquisas divulgadas até essa quinta-feira (25), que indicam o candidato na liderança, apesar do empate técnico.

Nos vídeos, o deputado exibe o apoio recebido de Amom Mandel (Cidadania). Na inserção de Amom, o parlamentar declara seu voto aberto em Alberto Neto e sua vice, Maria do Carmo Seffair (Novo).

“Tem uma nova esperança em Manaus, e ela se chama Alberto e Maria do Carmo. Juntos, nós vamos transformar Manaus na cidade que todos nós queremos e precisamos. Eu estou junto com eles para mudar essa cidade e tirar o David. Neste domingo, vamos às urnas e bora de 22”, diz.

A propaganda também cola a imagem de Alberto Neto à do ex-presidente Bolsonaro, exibindo vídeos de sua última visita em 15 de outubro. Bolsonaro afirma que “para que Manaus mude para valer”, é preciso eleger o candidato do Partido Liberal (PL).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por