após reeleição

David Almeida começa a definir secretariado nesta terça-feira

O prefeito também disse que montará uma comissão para cuidar da transição de governo

Emile de Souza
politica@acritica.com
28/10/2024 às 16:40.
Atualizado em 28/10/2024 às 16:40

David Almeida, prefeito reeleito de Manaus, em entrevista ao programa Alô Cidade, da TV A Crítica (Foto: Nilton Ricardo)

O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), disse nesta segunda-feira (28) que começa a anunciar   a partir de  amanhã o secretariado de sua nova gestão. A informação foi prestada durante entrevista à Rede Amazônica de Televisão. 

David Almeida também disse que dará início ao processo de transição de governo, repassando relatórios e informações aos próximos secretários.

“Formarei uma equipe de transição, mesmo que seja o mesmo governo. Vamos buscar os resultados de todas as secretarias. Uma parte da equipe será anunciada amanhã para que possamos estabelecer metas e cobrar resultados da próxima gestão", afirmou o prefeito.

Durante a comemoração de sua vitória no segundo turno, neste domingo, o prefeito disse que o vice-prefeito Marcos Rotta (cujo mandato encerra no fim desse ano), que hoje ocupa a chefia da Casa Civil, na próxima gestão, continuará nesse posto. 

Em relação vice-prefeito eleito, Renato Júnior, o prefeito afirmou, na noite de domingo, em entrevista na TV A Crítica que ele escolherá a pasta que quiser atuar. Renato Júnior já foi titular das secretarias de Mercados e Feiras e da de Infraestrutura.  

Prioridades

Em entrevista à TV Norte, o prefeito comentou sobre as prioridades de seu segundo mandato. Disse que fará a convocação de cadastro reserva e a realização de um novo concurso para a Guarda Municipal.

“Nós temos 230 guardas municipais em curso de formação e já vamos convocá-los. Acredito que até o final do ano chamaremos os cadastros reservas, que devem ser entre 120 e 150. Até o final do próximo ano, colocaremos todo esse efetivo na Guarda Municipal e realizaremos o concurso público nos próximos anos", prometeu.

Os agentes em formação foram aprovados em concurso público realizado pelo município em fevereiro deste ano. Do processo, participaram mais de 24 mil inscritos. Durante o curso de formação, os aprovados recebem bolsa-auxílio de cerca de R$ 1,3 mil. 

Durante a campanha, Almeida recebeu críticas de Roberto Cidade (União) sobre a ausência de um hospital municipal, um projeto que, segundo ele, será iniciado nos primeiros meses de segundo mandato.

“Nos três primeiros meses faremos o planejamento, nos próximos três meses, a licitação, e no segundo semestre, iniciaremos a construção do primeiro hospital municipal de Manaus. Temos recursos tanto para o hospital quanto para a Cidade do Autista", declarou o prefeito.

Almeida também explicou que a Cidade do Autista se trata de um projeto de atendimento básico para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Manaus se tornará referência no tratamento do TEA, com melhorias para essas crianças e jovens, tanto no aspecto assistencial quanto terapêutico, além de proporcionar maior assistência às mães", ressaltou.

Questionado sobre a 'despolarização' das eleições, que foram marcadas por uma disputa entre 'esquerda e direita', o prefeito afirmou que quem definiu o resultado foi a população manauara.

"Não adianta quem mora fora querer influenciar o voto de quem vive aqui. Quero agradecer a cada manauara que votou em mim", afirmou Almeida.

Em entrevista à TV A Crítica, David declarou que seu mandato será para todos. Em conversa antes da entrevista com assessores e aliados, o prefeito afirmou que ele "não é apenas Bolsonaro, mas de direita".

"Passadas as eleições, vamos focar em acalmar os ânimos e ter a consciência de que serei o prefeito de todos, de quem votou em mim, de quem não votou, de quem votou no meu adversário, em branco ou nulo. Essa é a esperança que temos para unificar a cidade e melhorar", explicou o prefeito reeleito.

Almeida também destacou que, após este processo eleitoral, investirá na infraestrutura da cidade, prometendo a criação de um novo parque temático na Avenida Torquato Tapajós em 2026.

“O novo parque ficará para 2026, pois ainda vamos buscar uma área e fazer o projeto, que ainda não está pronto. Já o hospital municipal e a Cidade do Autista já temos os projetos e vamos licitar até o meio do ano e iniciar as obras até o final de 2025."

Feiras

Entre as obras que devem ser licitadas em 2025, David destacou a construção de feiras nas zonas norte e leste de Manaus, para organizar movimentos ao redor dos parques temáticos.

"Vamos realizar a Feira do Mutirão. Já temos os recursos e também a Feira do Viver Melhor, uma promessa de campanha", afirmou.

O prefeito prometeu a construção de um feira para 300 permissionárias na área da avenida Eduardo Ribeiro, no centro da cidade.

“Vamos melhorar também a feira da Eduardo Ribeiro, com mais de 300 permissionários. Será uma parceria com a iniciativa privada, que já está reformando o espaço histórico, e teremos um aquário municipal nas proximidades, como uma ação de turismo da prefeitura”.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por