Biênio 2025/2026

Com 73 votos, Davi Alcolumbre volta à presidência do Senado Federal

Amapaense volta ao carco com a segunda maior votação da história da Nova República

Lucas dos Santos
01/02/2025 às 16:15.
Atualizado em 01/02/2025 às 16:15

(Foto: Divulgação)

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito para presidir o Senado Federal pelo biênio 2025/2026. Aliado do agora ex-presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Alcolumbre recebeu 73 votos de seus pares, a segunda maior votação da história desde o início da Nova República em 1985, ficando atrás apenas dos ex-senadores Mauro Benevides e José Sarney, os quais receberam 76 votos cada em 1991 e 2003.

O político do União Brasil recebeu amplo apoio dos setores políticos do Senado, desde o próprio governo chefiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à oposição capitaneada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seu primeiro discurso, Davi Alcolumbre afirmou que “o Brasil clama por pacificação, por um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento”.

"O Congresso Nacional deverá ser porta-voz do sentimento dos brasileiros que nos colocaram aqui. Por vezes, isso nos exigirá um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado", acrescentou.

Esta é a segunda vez que o senador do Amapá comanda a casa, tendo servido como presidente entre 2019 e 2020, durante o governo Bolsonaro. Além dele, concorreram ao cargo os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que receberam oito votos cada. Antes candidatos, os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) desistiram em favor de Alcolumbre.

Três ministros do governo Lula retornaram aos cargos de senadores temporariamente para votar em Alcolumbre: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Carlos Fávaro (PSD-MT), da Agricultura; e Wellinton Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social.

Nas redes sociais, o presidente Lula parabenizou o senador e afirmou que o governo e o Senado caminharão “juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual”. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também usou suas redes para parabenizar o recém-eleito.

Logo após a eleição de Alcolumbre para a presidência, os senadores definiram em votação a composição da nova mesa diretora da casa. O 1º vice-presidente será o senador Eduardo Gomes (PL-TO), o 2º vice-presidente será Humberto Costa (PT-PE), a 1ª secretária Daniella Ribeiro (PSD-PB), o 2º secretário Confúcio Moura (MDB-RO), a 3ª secretária Ana Paula Lobato (PDT-MA) e o 4ª secretário Laércio Oliveira (PP-SE).

Os senadores Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) serão os suplentes das secretarias.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por