Desembargadoras foram eleitas no ano passado e estarão à frente da Justiça Eleitoral no pleito de 2026
Carla Reis e Nélia Caminha Jorge, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) (Foto: Paulo Batata)
As desembargadoras Carla Maria Reis e Nélia Caminha Jorge tomaram posse nesta sexta-feira (10) como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o biênio 2025-2026. Pela primeira vez, a Corte será comandada por duas mulheres e, além disso, será majoritariamente feminina, fato destacado pelo desembargador João Simões, que se despediu da presidência da Justiça Eleitoral.
Ao comentar o ineditismo da dobradinha feminina no comando do TRE-AM, Carla Reis disse considerar a oportunidade como um exemplo para as mulheres que estão na luta e que almejam cargos mais elevados não apenas no Judiciário, mas em qualquer ambiente, seja na iniciativa privada ou pública.
Nélia Caminha Jorge afirmou que é “uma honra compartilhar esse desafio com a desembargadora Carla Reis” e que as duas trabalharam bem juntas por ter a forma de pensar “idêntica”.
As duas estarão no comando da Justiça Eleitoral no período das eleições de 2026, quando o Brasil escolherá o novo presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais e governadores. Em coletiva antes da solenidade de posse, Carla Reis destacou os desafios únicos do Amazonas, principalmente pelas eleições ocorrerem no período da vazante dos rios.