Comício de Capitão Alberto Neto contou também com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da senadora Damares Alves
Jair Bolsonaro em evento de apoio a candidatura a Prefeito de Manaus (Foto: Paulo Bindá)
Em ato de apoio à candidatura de Alberto Neto (PL) nesta terça-feira (15), o ex-presidente Jair Bolsonaro subiu ao palanque em Manaus, repetiu críticas ao governo Lula e chamou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), de "Pinóquio Manauara".
O ex-presidente iniciou sua fala afirmando que seu apoio a Alberto era “de capitão para capitão". Ele elencou feitos de sua gestão para o estado do Amazonas, como a implementação da internet da Starlink em comunidades no interior. No discurso, Bolsonaro voltou a atacar o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo ele, o desempenho de sua sigla, o Partido Liberal, nas eleições significa que a direta e os conservadores “estão no caminho certo”.
Bolsonaro também disse que a escolha dos manauaras por Alberto Neto em 27 de outubro levará a cidade para a Direita, enquanto a escolha por David Almeida, chamado pelo ex-presidente de “Pinóquio manauara”, levaria a capital “para o buraco”.
O candidato do PT no primeiro turno na disputa pela Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, anunciou esta semana que não subirá em palanque no segundo turno.
Nos últimos momentos de sua fala, o ex-presidente afirmou aos apoiadores que a direita está investindo nas eleições municipais de olho na eleição de alguém “conservador, de direita” para a presidência da República em 2026. Segundo ele, a chapa de Alberto Neto e sua vice, a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), representa uma Manaus livre “dessas velhas raposas, que vocês sabem quem são aqui no estado do Amazonas". "Moram aqui e nada fazem por vocês”, disse o ex-presidente.
Em seu discurso, Alberto Neto afirmou aos apoiadores presentes que chegou a hora de “dizer não ao ditador que se instalou na prefeitura”. O deputado voltou a criticar a gestão com afirmações já feitas em debates, como as filas no sistema de saúde e suposta falta de remédios nos postos, e reiterou as promessas de sua campanha.
O tom de críticas ao prefeito David Almeida também foi utilizado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que ainda evocou um discurso de “bem contra o mal” em sua fala. A presidente do PL Mulher afirmou que a vitória de Alberto Neto iria “colocar para fora aquele que tem projeto de corrupção”, em referência ao prefeito.